Estudo inédito
Um estudo inédito investiga as características genéticas do novo coronavírus relacionadas às diferentes manifestações clínicas em pacientes infectados, assim como os fatores de resistência e suscetibilidade à Covid-19. A pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão dos mecanismos genéticos que regulam essa infecção viral, auxiliando nas decisões médicas e nas condutas terapêuticas mais apropriadas para os pacientes com a doença. O projeto reúne mais de 200 pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas do Paraná.
89 anos da OAB
A OAB Paraná completou 89 anos. Fundada em 1932 por João Pamphilo D’Assumpção, a seccional tem marcante atuação em defesa dos direitos fundamentais, da democracia e das liberdades. “A advocacia paranaense sempre mostrou qualidade, tenacidade, união e compromisso com as grandes causas relacionadas à nossa Constituição Federal: legalidade, igualdade, combate à corrupção e democracia. Essas são bandeiras que a advocacia paranaense sempre desfraldou e defendeu de forma exemplar”, afirma o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

(Foto: Divulgação/OAB/PR)
Chapa de consenso
Os prefeitos reeleitos de Jesuítas, Junior Weiller, e de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido Pereira dos Santos, protocolaram, em Curitiba, a chapa de consenso para a renovação dos 75 integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e dos Comitês Permanentes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) no biênio 2021/2023. A eleição será promovida no dia 09 de março.
Suspensão do decreto
O PSB pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de quatro decretos que flexibilizam o uso e a compra de armas de fogo no país, assinados pelo presidente Jair Bolsonaro no fim da semana passado. De acordo com o partido, os decretos “vulneram gravemente os direitos fundamentais”, entre eles o direito à vida, à segurança pública e à dignidade da pessoa humana.
Filme antigo
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, garantiu que o partido apoiará o candidato que disputar o segundo turno da eleição presidencial de 2022 contra Jair Bolsonaro. Para Lupi, que reforça a opção por Ciro Gomes, o PT aposta na repetição de 2018 ao “lançar” o nome de Fernando Haddad, mas permanecer à espera do ex-presidente Lula. “Isso é filme antigo. A gente já viu esse filme na eleição passada. Lula se apresenta, fica de stand-by e depois o Haddad se transforma em candidato”, disse.
Justiça 4.0
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança na quarta-feira (24) o Programa Justiça 4.0. Um dos principais objetivos do programa é aprimorar as soluções tecnológicas utilizadas pelo Poder Judiciário e, assim, qualificar o atendimento prestado à sociedade, dando respostas judiciais tempestivas e efetivas. O evento será realizado na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em Natal, com transmissão ao vivo no YouTube.
Eleições CNN
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou edital de convocação das eleições para escolha dos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais da entidade. O pleito ocorrerá no dia 11 de março, por meio eletrônico. O edital de convocação informa, ainda, que o regulamento, as resoluções e todas as informações pertinentes ao processo eleitoral estarão disponíveis no portal da CNM.
Tributos vencidos
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou uma portaria que estabelece as condições para transação por adesão para tributos federais vencidos no período de março a dezembro de 2020 e não pagos em razão dos impactos econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19. Essa modalidade estará disponível para adesão somente a partir de 1º de março.
1º lugar
Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Sesi, unidade Afonso Pena, em São José dos Pinhais, obteve o 1º lugar no Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas, na categoria “Instituições privadas de ensino”. “Para nós, receber o prêmio de 1º lugar no concurso é um reconhecimento do nosso potencial enquanto escola e instiga os alunos no descobrimento de talentos e vocações”, afirma Tais Ferreira da Luz Lopes, gerente da unidade.
60 mil projetos
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) atingiu a marca de R$ 58,7 bilhões em projetos financiados no Paraná e 60 mil projetos em toda a história do banco. “Esse é um marco para o banco. Chegar a 60 mil projetos financiados é a prova de como o BRDE tem apoiado empresas paranaenses a inovar, gerar empregos e fomentar a economia paranaense”, afirma o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.