Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Preço da energia da usina de Itaipu é tema de reunião no Paraguai

Publicado

em

Preço da energia
Os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estiveram no Paraguai nesta semana para tratar do preço da energia da usina de Itaipu. O que o Brasil pretende é conseguir manter a tarifa em US$ 16,71 até 2025 e, a partir do ano seguinte, começar a reduzi-la.

Mundial
O Paraná teve 55 queijos e produtos lácteos de 23 municípios premiados na 3ª edição do Mundial do Queijo do Brasil, que aconteceu em São Paulo. Além do Brasil, participaram do concurso Itália, Espanha, México, Argélia, Polônia, Irlanda, Colômbia, Argentina, Inglaterra, Suíça, França e Uruguai.

Cidades premiadas
Os produtos premiados são de Cantagalo (2), Carambeí (1), Cascavel (2), Chopinzinho (1), Curitiba (3), Diamante D’Oeste (1), Guarapuava (1), Jaguapitã (2), Jandaia do Sul (1), Lapa (1), Londrina (6), Manfrinópolis (1), Marechal Cândido Rondon (4), Maringá (1), Nova Laranjeiras (1), Palmeira (6), Palotina (2), Paranavaí (2), Ponta Grossa (2), Ribeirão Claro (3), Santana do Itararé (3), São Jorge D’Oeste (2) e Toledo (7).

Abeta Summit
O Paraná será a sede do Abeta Summit, o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento, considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do setor, acontecerá entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro em Foz do Iguaçu, no Oeste.

Turismo Religioso
O 6º Fórum do Turismo Religioso do Paraná, que acontece de quarta a sexta-feira da próxima semana (24 a 26), em Lunaderlli, no Vale do Ivaí, segue com inscrições abertas. O evento reunirá representantes das diversas expressões religiosas e profissionais envolvidos com o setor. As inscrições podem ser feitas pela internet.

Litoral paranaense
Guaratuba é o município mais visitado do litoral paranaense, com 28,5% de permanência, apontou pesquisa da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu) divulgada esse mês de abril. A pesquisa Demanda Turística do Litoral do Paraná 2024 foi realizada na temporada de verão. Levantamento indicou a satisfação de mais de 90% de visitantes.

Refis
A Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual do Paraná disponibiliza acesso ao novo Refis para pagamento à vista ou parcelamento dos impostos: ICM, ICMS, CMS e ITCMD. A iniciativa visa oferecer aos contribuintes a oportunidade de regularizar débitos, com redução de multa e juros, por meio de pagamento à vista ou parcelamento em até 180 meses.

Refis II
Para aderir, os contribuintes devem acessar a página oficial do Refis da Receita Estadual, onde poderão verificar se possuem débitos vinculados para efetuar o pagamento. Basta clicar em “Continuar”, prosseguir com as instruções e informar o CPF. Os prazos para adesão seguem até 26 de setembro para parcelamentos e até 30 de setembro para pagamentos à vista.

Tô firme!
O deputado Ney Leprevost (União Brasil) garante que vai se manter no pleito pela prefeitura de Curitiba e afirma que o União Brasil lhe dará boas condições para concorrer. Segundo ele, o União Brasil colocou duas prefeituras de capitais como prioridade para vencer este ano e uma delas é Curitiba. A outra é Salvador, onde o partido quer reeleger o atual prefeito Bruno Reis.

Combate à corrupção
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) homologou a emissão de 25 recomendações para que os municípios combatam a corrupção. As recomendações foram emitidas após auditoria nas prefeituras de Londrina, Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Umuarama e podem ser conferidas no site do TCE-PR.

Mercado de capitais
O BRDE vai iniciar operações no mercado de capitais. De acordo com o BRDE, a decisão permite ao banco diversificar suas fontes de captação de recursos, além de proporcionar acesso a investidores e ampliar oportunidades de novos financiamentos. A expectativa é captar neste primeiro momento cerca de R$ 150 milhões por meio da nova operação no mercado.

Concurso dos Correios
Edital do concurso dos Correios vai ser publicado em setembro. Serão dois editais, sendo um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios). O número de vagas ainda está em definição, mas o objetivo do concurso é suprir a necessidade apontada pelos levantamentos iniciais dos Correios.

El Niño
O El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico, está chegando ao fim. De acordo com o Inmet, desde o início de abril, foi registrado um resfriamento das temperaturas. O El Niño deve terminar entre abril e junho. Nos próximos três meses, a previsão é de chuva acima do normal na região sul do País.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente