Fale com a gente

Coluna Fiep Inscrições abertas

Região Oeste tem mais de 700 vagas em cursos gratuitos do Senai Paraná

Formação em qualificação e aperfeiçoamento profissional estão voltados às necessidades do mercado, com foco no setor industrial

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Senai/Fiep)

As unidades do Senai Paraná na região Oeste do Estado estão com inscrições abertas para vagas gratuitas em cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissionais em diversas áreas. Nas cidades de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon, por exemplo, as unidades do Senai Paraná estão com vagas gratuitas em cursos como Manutenção Elétrica Predial e Industrial, Assistente e Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Eletricidade Predial.

Os cursos são destinados a jovens e adultos em diferentes etapas da vida profissional e oferecem capacitações rápidas, que facilitam a inserção no mundo do trabalho e auxiliam no desenvolvimento de carreiras, em diversas áreas de atuação dentro da indústria.

Informações sobre inscrições assim como a relação completa de cursos e vagas disponíveis pode ser consultada no site sistemafiep.com.br/gratuidade.

Em todo o Paraná são mais de 10 mil vagas gratuitas em cursos do Senai

No Paraná, até 2025, haverá demanda por mais de 650 mil profissionais com cursos de aperfeiçoamento e qualificação. A informação foi divulgada pelo Observatório Nacional da Indústria, no Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera o contexto econômico, político e tecnológico.

Atento a este movimento, o Senai Paraná está com mais de 10 mil vagas gratuitas para Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, distribuídas em todas as regiões do estado. Entre as áreas de formação disponíveis estão Gestão, Alimentos e Bebidas, Madeira e Mobiliário, Vestuário, Logística, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Metalmecânica e Automotiva.

A coordenadora de Educação e Negócio do Senai Paraná, Juliana Maia da Silva Nascimento, afirma que a necessidade de qualificação de profissionais, apontada pelo estudo, é tanto para reposição quanto para a abertura de novas vagas no setor industrial.

“A transformação constante do mercado de trabalho, associadas às novas tecnologias e às mudanças na cadeia produtiva, requerem profissionais atualizados e preparados para os desafios do setor industrial. A qualificação profissional é um dos pilares da competividade industrial, introduzindo novos conceitos, tecnologias e inovação”, enaltece.

As áreas com maior demanda por formação, segundo o estudo, são: Transversais, Metalmecânica, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, e Construção. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.

Todos os cursos gratuitos de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional disponíveis no Senai Paraná podem ser consultados no site sistemafiep.com.br/gratuidade.

Copyright © 2017 O Presente