Olá, eu sou a Bruna Tierling, professora de Filosofia, comunicadora, passada presidente da JCI Marechal e Campeã Mundial de Oratória.
A partir de hoje, trilharemos uma jornada juntos, através desta coluna. Nossas conversas serão sobre liderança, comunicação e os desafios atuais de juntar estes dois conceitos e criar bons resultados. Aqui, também, iremos falar sobre histórias de impacto e sobre a importância de abraçarmos a nossa própria história e viver com autenticidade.
Para começo de conversa, quero te contar sobre uma condição crônica com a qual eu convivi durante muito tempo: a Síndrome do Ainda não! Um mal que me atormentava em qualquer situação: ainda não fiz aquela pós-graduação, ainda não li todos os livros desta área, ainda não falo suficiente bem, ainda não tenho tantos seguidores, ainda não fiz aquele curso, ainda não…
Se você também sofre ou já sofreu deste mal (porque é sofrido mesmo), você sabe quantas oportunidades deixamos passar e quantas vezes o medo de não sermos bons toma conta e nos paralisa. A coisa toda toma uma proporção ainda pior quando vemos as pessoas tendo os resultados que gostaríamos para nós, mas não temos coragem de agir e buscar uma realidade diferente.
O tratamento para este mal é compreender que o aprendizado se dá camada por camada. Ou seja, é testando, errando, refletindo e tentando novamente que alcançamos bons resultados. E caso você me pergunte se existe a cura completa para este mal, eu realmente não sei (estou me curando aos poucos)! Mas, arrisco dizer que uma possível cura seria apostar na autenticidade. A ideia de que você possui algo único para agregar ao mundo, que a sua história te trouxe até aqui por algum motivo e que você enxerga as coisas de maneira singular são constatações das quais você nunca deveria duvidar!
A autenticidade e a curiosidade podem ser bons remédios para qualquer autocobrança ou sentimento de insuficiência. Nos mantermos curiosos sobre nossos medos, limitações e comportamentos abre muitas portas para entendermos nosso jeito de funcionar, ou seja, uma baita alavanca na vida de qualquer pessoa!
Ao liderar, você vai precisar lidar com pessoas que carregam histórias diferentes, é desafiador. Ao comunicar, você precisará encarar a exposição e abraçar a vulnerabilidade. Mas, independente de qual for o seu propósito ou seu próximo desafio, você vai precisar acreditar que é capaz de fazer a diferença.
E, sim, eu vou terminar com o papinho de ACREDITE EM VOCÊ, sim! Só existe inovação, arte, ciência, comunicação, empreendedorismo, colunas no jornal O Presente por causa das contribuições exclusivas que cada um tem a oferecer. O mundo precisa das suas, e é urgente! Não é depois de mais um livro, mais um curso ou de alguns quilos a menos. A sua vida começou no momento em que você nasceu, talvez você só não esteja vivendo de verdade há um certo tempo. É possível trazer mais leveza aos nossos desafios. É possível ir além de sobreviver, é possível florescer.
Obrigada por chegar até aqui.
Esta coluna será quinzenal, então te espero daqui a duas semanas para mais verdades doloridas sobre vida, liderança, comunicação e demais desafios. Vai ser divertido! Até logo!
Sobre a autora
