Fale com a gente

Dom João Carlos Seneme

Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre

Publicado

em

Estamos cada vez mais próximos do Natal. No evangelho deste domingo (19) nos alegramos com o encontro de Maria e Isabel: duas mulheres, uma jovem e outra idosa, grávidas pela ação maravilhosa de Deus. Este encontro nos conduz à reflexão de um aspecto essencial do mistério do Natal: a função insubstituível da Virgem Maria para o encontro da humanidade com Deus. O próprio Deus age pessoalmente para salvar o seu povo: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”.

São Lucas insere o relato da visitação de Maria a Isabel entre as duas anunciações (a Zacarias e Maria) e os dois nascimentos (de João Batista e Jesus). É evidente a intenção do evangelista de apresentar um plano de salvação onde se encontram as vidas do precursor (João Batista) e o Messias (Jesus). No ventre de suas mães os dois se encontram e pulam de alegria.

O evangelizar faz notar que Isabel e Maria participam do plano divino da salvação. O anjo que anuncia para Maria o nascimento extraordinário de seu filho Jesus, anuncia também a Isabel que ela será mãe de um outro filho na sua velhice. É a fé nesta Palavra que faz Maria ir às pressas a Isabel. A saudação de Isabel chama a atenção da fé de Maria e sua obediência à palavra: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Maria é a mulher de fé, que colocou a sua vida ao serviço do plano de Deus.

Maria se torna condição e possibilidade do encontro com Deus feito carne que se comunica com a humanidade. Maria é mãe dos fiéis. Por isso, o evangelho deste fim de semana nos convida a esperar e crer no encontro com Cristo através de Maria. Todos os povos, através do precursor, são misteriosamente “visitados” por Maria, portadora da salvação e da santificação realizada pelo Verbo que ela carrega em seu ventre.

Como João Batista pulou de alegria no ventre de Isabel ao ouvir a voz da mãe do Salvador que o visitava, assim também todos os povos exultarão de alegria quando reconhecerem a visita da mãe do Salvador e, através dela, Aquele que nasce de Maria, o Filho de Deus que é doado e se doa a todos os povos, mesmo àqueles que ainda não receberam o evangelho da salvação.

O que podemos aprender da liturgia deste fim de semana? As várias reações de Maria diante da grandiosidade do projeto de Deus chamam a nossa atenção. “Eis aqui a serva do Senhor” é sua resposta diante do mistério de Deus. Ela aceita participar do projeto salvador de Deus e oferece o que tem de mais precioso: sua vida, sua liberdade. Em seguida, sua prontidão em servir a faz livre porque não pensa em si, mas coloca o ouvido atento a quem necessita.

São ações que questionam a vida egoísta e cômoda que muitas vezes levamos. Deus nos chama a todo instante para revelar sua vontade, para nos mostrar alguém que precisa de nós, para rezar, para ajudar alguém. Devemos estar sempre atentos e habituados a ouvir Deus pronunciando meu nome e pedir coragem suficiente para dizer: “Eis-me aqui”.

Que o nascimento de Jesus anime e fortaleça nossa fé e robusteça nossa vontade em acreditar que é possível um mundo mais fraterno e solidário. Deus acredita em nós, por isso nasce de novo e sempre e sempre. Feliz Natal a todos!

 

O autor é bispo da Diocese de Toledo

revistacristorei@diocesetoledo.org

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente