Fale com a gente

Empreendendo com Scheila Santtos

Afinal, abrir uma franquia pode ser uma saída para quem quer empreender?

Publicado

em

Olá pessoal, tudo bem?

A convite do Jornal O Presente, estarei com vocês quinzenalmente e estou muito feliz em poder me apresentar como a mais nova colunista do jornal. Meu nome é Scheila Santtos, sou rondonense, apaixonada pelo universo do empreendedorismo, por comunicação, moda e negócios.

Fui descoberta pela Ford Models aos 13 anos de idade, cursei Direito, me tornei empreendedora, criei minha marca de jeans, a Moscova, a agência de comunicação e publicidade, ASK, e o meu canal no YouTube, o Powercast, que recebe semanalmente empreendedores de sucesso.

Eu sempre quis alcançar voos mais altos e escolhi a cidade de São Paulo, minha segunda casa e famosa “Selva de Pedra”, para empreender.

Escrever sempre foi uma paixão e vou aproveitar este espaço para dividir com vocês um pouco do que eu aprendo ouvindo os maiores nomes do empreendedorismo no Brasil.

O meu objetivo principal nesse espaço de troca é agregar conhecimento, seja falando sobre o empreendedorismo no cenário atual, de ideias inovadoras ou das oportunidades de negócios promissores para empreender.

Beijos e até a próxima!

Scheila Santtos

Afinal, abrir uma franquia pode ser uma saída para quem quer empreender?

Não é de hoje que o termo franchising se popularizou e muitos empreendedores, assim como eu, em algum momento cogitaram investir em franquias.

Neste modelo de negócio, além do franqueado já ter praticamente nas mãos todo o know-how, ou seja, o conhecimento prático sobre gestão, operação e infraestrutura devido à experiência de quem  criou e que possui, de fato, todos os direitos sobre a marca, ele ainda poderá aplicar suas habilidades para que o negócio dê ainda mais certo.

Por este e tantos outros motivos, a jornada do franqueado se torna ainda mais fácil, afinal, ele tem todo o suporte necessário por parte do franqueador, que vai facilitar o começo da jornada daquela rede e diminuir os riscos dela fechar em até dois anos.

Pois é. E esse risco é tanto para quem investe em franquia como para quem cria uma empresa do zero. Mas eu quero saber de você, agora mais do que nunca, se você gosta de seguir regras ou quebrá-las. Mas por quê? – você vai perguntar. E a resposta é simples: o franqueado deve seguir as regras do setor que ele investiu.

São muitas informações, mas fazendo uma análise com base no cenário atual das franquias, nos bastidores dos negócios e nos últimos episódios do meu canal de empreendedorismo, o POWERCAST, com Sandra Chayo, sócia e diretora de Marketing de Estilo da Hope, com mais 25 anos de carreira, e Georgios Frangulis, fundador e CEO da rede de franquias Oakberry, percebo que iniciar nesse meio, além de ser uma tendência nos últimos anos, é uma aposta segura e lucrativa. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu 10,7% em 2021.

Para você ter uma ideia, estes empreendedores estruturaram seus modelos de negócios, ambos franquias, com propostas bem diferentes. O primeiro presente em mais de 11 países, com um modelo de operação para cidades acima de 200 mil habitantes e o segundo focado em cidades com mais de 300 mil pessoas e municípios com população de 150 mil habitantes.

E se você deseja entender mais sobre esse modelo de negócio assista aos episódios 34 e 37 do meu podcast para se inspirar, gerar insights e ver como grandes marcas transformaram seus modelos de negócios através do sistema de franchising.

Cliques nos links e acompanhe os episódios na íntegra:

https://youtu.be/sBhR2BTndDA
https://youtu.be/nuBnPsRRrOk

Se inscreva e acompanhe o podcast Powercast pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/POWERCASTpodcast/videos

Acompanhe pelo Instagram:

@powercast_ e @scheila___

Beijos e até a próxima!

Scheila Santtos

Modelo e empresária rondonense apaixonada pelo universo da moda, do empreendedorismo e de novos negócios. Ao longo dos anos, trabalhou com alta costura em Nova York e Paris, fez sua marca de jeans, a Moscova, fundou sua agência de comunicação e publicidade, a ASK, e junto com a sua amiga e sócia Bebbel Rendeiro criou o Powercast, programa semanal que apresenta insights do mundo business, diferentes visões de uma empresa e cases de sucesso para todas as mentes empreendedoras.

Copyright © 2017 O Presente