O Presente
Nenhuma a Menos!

Agosto Lilás mobiliza ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Marechal Rondon

calendar_month 30 de agosto de 2025
4 min de leitura

Instituída pela Lei nº 19.972, a campanha do Agosto Lilás foi incorporada, em abril de 2024, ao Código Estadual da Mulher Paranaense, em sintonia com a Lei Federal nº 14.448/2022, que declarou agosto como o mês nacional de proteção à mulher.

Em Marechal Cândido Rondon, o NUMAPE (Núcleo Maria da Penha) reafirmou seu compromisso ao participar das ações locais, oferecendo apoio jurídico, psicológico e orientação preventiva às mulheres em situação de violência.

De acordo com o Painel de Dados do Ligue 180, lançado pelo Ministério das Mulheres em 7 de agosto de 2025, a Central de Atendimento à Mulher registrou 594.118 atendimentos de janeiro a julho de 2025. Deste total, 86.025 foram denúncias de violência contra mulheres, o que corresponde a uma média de 16,91 denúncias por hora. O Paraná figura entre os sete estados brasileiros com maior número de registros nesse período (Fonte: gov.br/mulheres).

Durante o mês de agosto, o NUMAPE promoveu e participou de diversas ações acadêmicas, comunitárias e interinstitucionais. Entre os destaques, está a Tarde em Alusão ao Dia da Lei Maria da Penha (07/08), realizada com professores, profissionais da psicologia e do direito, além dos estagiários do núcleo, abordando os avanços e desafios da legislação no combate à violência.

(Tarde em Alusão ao Dia da Lei Maria da Penha, realizada no dia 07/08 em conjunto com o CAF e a Secretaria de Assistência Social)

No dia 11/08, a equipe integrou a 12ª Ação do Projeto “Elas Seguras”, em parceria com o CREAS e a Secretaria de Saúde, na Estratégia de Saúde da Família do bairro Líder. Já no dia 13/08, participou da organização de uma edição especial do CINEOESTE, voltada ao Agosto Lilás, que promoveu reflexões junto à comunidade universitária e local.

(Post de divulgação da sessão de agosto do CINEOESTE, realizado em conjunto com o NUMAPE/MCR)

O NUMAPE também marcou presença em eventos externos, como a Mesa Redonda na OAB/Toledo, que discutiu os 19 anos da Lei Maria da Penha e os desafios da violência de gênero online; entrevistas na rádio local em alusão ao Agosto Lilás; além de palestras em empresas e instituições de ensino, com destaque para a realizada na Lar Cooperativa (21/08), sobre assédio e violência doméstica.

(Advogada Ana Gabriela Brod, Estagiária Milena Cisz e Estagiário Richard Masi Alves presentes no evento realizado pela OAB/Toledo no dia 07/08/2025)
(Participação do Advogado Luan Seiji Furucho no Jornal O Presente de MCR no dia 12/08/2025)
(Palestra ministrada pelo Psicólogo Carlos na Lar Cooperativa, no dia 21/08/2025)

Ainda em agosto, o núcleo contribuiu com produções acadêmicas e de extensão, como o Informativo Maria da Penha, veiculado semanalmente na Rádio Comunitária de Marechal Cândido Rondon, e participou de reuniões com órgãos da rede de proteção, como a Secretaria de Assistência Social, o Observatório de Direitos Humanos da Unioeste e o COMMUR.

(Participação da equipe NUMAPE/MCR no Podcast – ObservaCast, desenvolvido pelo Observatório de Direitos Humanos da Unioeste)

Com esse conjunto de ações, o NUMAPE reforçou sua missão de articular ensino, extensão e serviços à comunidade, ampliando a conscientização e fortalecendo a luta contra a violência de gênero em Marechal Cândido Rondon.

Estagiária Ana Clara Santana, graduanda em Psicologia – Unioeste
Advogada Ana Gabriela Manica Brod, Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento – UNILA

QUEM SOMOS

O Numape é um projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon. Faz parte da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do Governo do Estado do Paraná.

O Numape promove o acolhimento jurídico de forma gratuita e sigilosa, assegurando a tutela de seus direitos e a desvinculação do agressor para mulheres em situação de violência doméstica dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa e Mercedes.

Em atuação desde 2019, o Numape realizou centenas de atendimentos jurídicos. O atendimento é realizado com uma escuta atenciosa e qualificada e todas as orientações cabíveis para cada caso são repassadas, sempre preservando a autonomia de decisão da mulher para dar seguimento nas fases processuais, que se desdobram geralmente em medidas protetivas de urgência, divórcio, dissolução de união estável, pensão e guarda dos/as filhos/as, entre outras ações. Além disso, promoveu dezenas de ações socioeducativas na comunidade em geral, alcançando inúmeras pessoas de diferentes faixas etárias e grupos sociais.

Entre em contato para saber mais sobre o serviço. O atendimento pode ser realizado pelo telefone celular e WhatsApp: (45) 99841-0892. Nos encontre também nas redes sociais. Estamos aqui por você. Até a próxima coluna!

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.