O Presente
Osnei Alves

Análise de sensibilidade: modelo de cenários – simulação de Monte Carlo

calendar_month 12 de novembro de 2024
7 min de leitura

O universo empresarial é dinâmico e repleto de oportunidades, apesar disso, apresenta diversos desafios e imprevistos. Os riscos empresariais representam grande parte desses desafios e podem impactar a sustentabilidade e o crescimento de uma organização

A análise de cenários deve começar pelos cenários extremos, pois eles  levam às estruturas mais diversas possíveis, ajudando a ressaltar as diferentes opções estratégicas. O modelo de cenários tem larga aplicação em avaliação de projetos e empresas, mas tem como limitação a atribuição empírica das probabilidades e o número limitado de cenários.

O nome Monte Carlo para um modelo de simulação teve origem durante a Segunda Guerra Mundial, e leva esse nome devido à famosa roleta do Cassino de Monte Carlo, localizado no Principado de Mônaco. Nessa mesma época, tal modelo de simulação foi aplicado a problemas relacionados com o desenvolvimento da bomba atômica, principalmente na resolução de funções matemáticas de difícil solução analítica.

A Simulação de Monte Carlo é como um experimento amostral, cujo objetivo é estimar a distribuição de resultados possíveis da variável na qual estamos interessados (variável de saída), com base em uma ou mais variáveis de entrada, que se comportam de forma probabilística, de acordo com alguma distribuição estipulada. A Simulação de Monte Carlo é uma técnica de análise de risco em que se utiliza um software para simular prováveis eventos futuros.

Dessa forma, tem-se que a base para o processo de amostragem, realizado nas Simulações de Monte Carlo, é a geração de números aleatórios dentro de uma distribuição probabilística estipulada. É a partir desse mecanismo, que são produzidas as distribuições das variáveis de interesse, tomando por base as premissas e as distribuições associadas às variáveis de entrada, bem como a inter-relação entre elas.

Como conceito, podemos interpretar que a Simulação de Monte Carlo é um processo de amostragem cujo objetivo é permitir a observação do desempenho de uma variável de interesse em razão do comportamento de variáveis que encerram elementos de incerteza. Esta análise é do tipo probabilística multivariada, que embora seja um conceito simples, a operacionalização desse processo requer o auxílio de alguns métodos matemáticos.

O primeiro passo para a realização de uma simulação é o desenvolvimento de um modelo que represente o sistema a ser investigado. A forma mais adequada de simular o comportamento do tipo de variáveis que se pretende analisar seria por meio do desenvolvimento de um modelo de simulação, utilizando distribuições de probabilidades de eventos discretos e contínuos, conhecido como Método de Monte Carlo.

Atualmente, a Simulação de Monte Carlo é um método usado em muitas áreas do conhecimento em que existe a necessidade de se verificar o efeito de diversas variáveis de forma concomitante. Nos dias atuais, a utilização desses modelos em avaliação de empresas e negócios vem crescendo exponencialmente, uma vez que proporciona ao investidor uma melhor compreensão dos riscos incorridos.

Quando utilizamos a simulação de Monte Carlo, temos toda uma distribuição de frequências ao invés de uma simples média e um desvio padrão. Essa condição permite uma análise mais detalhada do resultado final do estudo, pois ela não nos dá uma resposta direta; investir ou não investir, comprar ou não comprar, por exemplo, ela nos dá possibilidades e riscos. A decisão final dependerá, além das possibilidades e riscos, da predisposição ao risco por parte dos investidores.

A limitação decorrente do elevado tempo de computação necessária para trabalhar com a Simulação de Monte Carlo foi recentemente resolvida pela adoção de técnicas de aceleração da convergência, em paralelo com os avanços em potência de cálculo dos modernos computadores.

Recomenda-se que a Simulação de Monte Carlo seja utilizada visando um melhor entendimento dos riscos de uma avaliação, dado que quando o risco não é muito bem comunicado, o investidor tende a atribuir sua própria percepção de risco.

A análise de riscos é fundamental nos dias atuais, quando a incerteza aumenta e uma melhor informação permite um embasamento mais consistente das decisões.

Uma consideração fundamental é a importância da utilização tanto dos aspectos qualitativos (análise estratégica) quanto dos quantitativos (modelo matemático) para se conseguir obter uma melhor previsão.

A utilização de ferramentas de análises de risco permite que sejam comparados projetos de um mesmo setor, ou seja, com riscos teoricamente iguais e que possuem distribuições. Alguns cuidados devem ser tomados, o risco pode estar sendo considerado duas vezes, uma vez que a taxa de desconto já embute esse risco, assim como a análise de sensibilidade, se a avaliação de risco na taxa de desconto é razoável e bem estimada, o valor da empresa deve estar razoável, não importa o que a análise de sensibilidade demonstre.

O valor da opção real de uma empresa é a diferença entre o valor da empresa com e sem flexibilidade, ou seja, considerada ou não sua capacidade de alterar significativamente seu curso de ação como resposta a mudanças ambientais. As opções reais mais frequentes são a de expansão (pode ser que valha a pena expandir a empresa), de abandono (pode ser que valha a pena abandonar os negócios) e a de adiamento (pode ser melhor esperar para ver como o mercado evoluirá). Esta será executada caso agregue valor ao projeto.

Devido a este fato, uma opção só amplia o valor de um negócio. A técnica de VPL, utilizando ou não técnicas de simulações de risco, pressupõe dois aspectos. O primeiro é que o valor esperado de um investimento incerto pode ser estimado no início do projeto pelos fluxos de caixa médios, considerando que a gestão será passiva e nada poderá se fazer frente ao desconto dos fluxos de caixa já ajustado ao risco deste investimento.

Em outras palavras, sugere-se a criação de uma tabela de distribuição de probabilidades das variáveis que serão simuladas. Em seguida, o software de simulação gera um número aleatório para cada variável simulada, buscando na tabela feita, inicialmente, o valor da variável correspondente ao número aleatório gerado. Dessa forma, obtém-se um primeiro cenário de variáveis que é utilizado para encontrar um primeiro valor presente esperado do investimento. Na sequência, são feitas várias simulações e, no final, são obtidos o valor presente esperado médio e o desvio padrão do valor presente líquido.

As alterações dos preços para cima e para baixo são comuns em todas as economias, de países desenvolvidos ou emergentes. Tais alterações se configuram como respostas aos movimentos nem sempre harmoniosos entre os agentes que demandam e os que ofertam os bens e serviços, bem como suas expectativas, quer sejam em relação a seus níveis de renda (demandantes), quer sejam em relação a suas estratégias de negócios em geral (ofertantes). Por exemplo, a demanda presente é atendida pela oferta passada. Quando vamos às compras, as mercadorias já estão nas prateleiras nos aguardando. Os ofertantes tomam as decisões de investimentos produtivos (quanto, o quê e como produzir) com antecedência. Em outras palavras, é decorrido determinado período de tempo entre a decisão de ofertar e a fabricação (produção) final do bem. Já os demandantes são mais volúveis, podem decidir consumir ou não certo bem de maneira rápida e inesperada e podem, ainda, mudar sua decisão na hora da compra.

Quem é Osnei Francisco Alves

Osnei Francisco Alves é especialista na área de gestão, estratégia empresarial, marketing, comunicação, tecnologia, educação, entre outras. Escritor de livros e artigos científicos. Atualmente, gerente executivo do Senac em Marechal Cândido Rondon.

consultorosnei@gmail.com

Facebook e Instagram: Osnei Francisco Alves

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.