O analfabeto do século XXI não é aquele que não consegue escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender (Alvin Toffler)
A expansão da globalização toma a internet o maior instrumento de desenvolvimento na sociedade através das comunicações em tempo real, compartilhamento de dados, sons e imagens que ocorrem de forma instantânea e sem limites territoriais, portanto, trata-se de uma comunicação mundial em massa. É evidente a evolução dos meios de comunicação, causando impactos inclusive no campo da economia mundial, pois surgiram benefícios que facilitaram a contratação e ofertas de forma mais eficiente, onde o consumidor busca de forma especifica os produtos e serviços que tem interesse, compara valores e seleciona a forma de pagamento conforme as opções ofertadas à ele.
Os mercados digitais são flexíveis e eficientes porque operam com custos de busca e transação reduzidos, custos de menu (a que os vendedores recorrem para alterar preços) mais baixos e com discriminação de valores, e têm a capacidade de alterar preços dinamicamente, com base nas condições de mercado. Na determinação dinâmica de preços, o custo de um produto varia conforme as características de demanda do consumidor, ou a situação de oferta do vendedor.
Esses novos mercados digitais podem reduzir ou aumentar os custos de mudança, dependendo da natureza do produto ou serviço à venda, mas também podem causar algum atraso no desfrute da mercadoria. Ao contrário do que ocorre no mercado físico, não se pode consumir imediatamente após a compra um produto físico adquirido pela web (roupas, celulares, alimentos etc.). E preciso esperar que seja entregue. No caso de produtos virtuais, porém, como e-books, a entrega é imediata.
Os mercados digitais abrem muitas oportunidades para vender diretamente ao consumidor, eliminando intermediários como distribuidores ou lojas de varejo, o que pode reduzir bastante os custos de transação. A remoção de organizações ou de processos de negócios nas etapas intermediárias de uma cadeia de valor é a chamada desintermediação. O canal de distribuição típico apresenta diversas camadas intermediárias, e cada uma aumenta o custo final de um produto. Remover camadas, portanto, diminui o custo final para o consumidor.
Neste contexto, vendendo diretamente aos consumidores ou reduzindo o número de intermediários, as empresas podem conseguir lucros mais altos, mas cobrando preços mais baixos. A desintermediação ocorre também no mercado de serviços. Companhias aéreas e hotéis que operam seus próprios site de reserva online lucram mais, pois conseguiram eliminar os agentes de viagem como intermediários na maioria das vezes.
É um sistema em que os atores sociais informam aos algoritmos como normalmente agem. Com base nisso, os algoritmos reforçam este padrão de conduta e as empresas que têm potencial de processar todas essas informações, podem esperar determinado comportamento dos usuários que é repetido ao longo do tempo. A partir desse momento, a pessoa corre o risco de repetir sempre o mesmo padrão de comportamento, influenciada por algoritmos, sem ter consciência disso.
O que se observa deste cenário, portanto, é que influenciados pelos amigos, pela imposição social, para comunicar com os colegas e familiares ou com o fim de aproveitar as oportunidades, as pessoas criam perfis nas redes sociais. Uma vez que estão nestas plataformas, recebem diversos incentivos para continuar e são vigiadas constantemente.
Além disso, correm o risco de cair nas chamadas bolhas de filtro o que faz com que repitam um mesmo padrão de comportamento, influenciado pelos algoritmos. Todo esse conjunto de fatores faz com que o usuário fique limitado e incapacitado de construir, autonomamente, a sua personalidade, ou seja, há um desgaste do direito ao livre desenvolvimento da personalidade.
O processo de realização de negócios entre empresas no mundo físico é complexo e requer mais intervenção humana do que em meios digitais; portanto, consome recursos significativos. Isso representa uma quantidade astronômica de dinheiro gasta por ano em processos que poderiam ser automatizados. Se somente uma porção da negociação interna das empresas fosse automatizada, e partes do processo de aquisição fossem realizadas pela Internet, uma imensa quantia seria liberada para usos mais produtivos, os preços cairiam, a produtividade aumentaria e a saúde econômica da nação melhoraria.
Quem é Osnei Francisco Alves

Osnei Francisco Alves é especialista na área de gestão, estratégia empresarial, marketing, comunicação, tecnologia, educação, entre outras. Escritor de livros e artigos científicos. Atualmente, gerente executivo do Senac em Marechal Cândido Rondon.
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