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Osnei Alves

Comportamentos e habilidades dos líderes eficazes

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“Liderança é o processo de influência através do qual o líder consegue gerar alterações nas atitudes e associações dos liderados, levando-os a comprometerem-se com os objetivos e missão da organização” (Armênio Rego)

Os traços de personalidade não são suficientes para uma liderança eficaz. Um líder precisa também comportar-se de certas maneiras e ter habilidades básicas. As ações ou comportamentos a seguir estão ligados à eficácia da liderança. Reconheça, no entanto, que os comportamentos estão relacionados às habilidades.

Um líder eficaz:

É adaptável à situação: por exemplo, se um líder estiver lidando com subordinados psicologicamente imaturos, ele precisa supervisioná-los mais de perto. Subordinados maduros e autoconfiantes exigem menos supervisão. Da mesma maneira, o líder adaptativo seleciona uma estrutura organizacional adequada a cada situação. As circunstâncias determinarão, por exemplo, se o gerente escolherá um grupo de brainstorming ou um comitê. A habilidade de formar opiniões sobre as pessoas e situações e de, consequentemente, adaptar as táticas é um comportamento vital de liderança. Ele deriva de uma qualidade inata chamada intuição, que é a percepção direta de uma situação, capacidade esta que não parece estar relacionada a qualquer processo específico de raciocínio.

Proporciona performance estável: a estabilidade de um gerente pressionado por pesadas cargas de trabalho e condições incertas ajuda os subordinados a enfrentar a situação. A maioria das pessoas fica ansiosa quando os resultados do que está realizando são incertos. Quando o líder permanece calmo, os empregados se tranquilizam e acreditam que as coisas funcionarão satisfatoriamente. A estabilidade também ajuda o líder a atender à expectativa de que o gerente deve manter-se calmo sob pressão.

Exige dos membros do grupo elevados padrões de performance: Os líderes eficazes mantêm constantemente os membros do grupo em alto padrão de performance, o que eleva a produtividade. Colocar altas expectativas se torna uma profecia autorrealizável. As pessoas tendem a estar à altura das expectativas que seus superiores fixam para elas. Fixar padrões elevados pode significar encorajar os membros da equipe a estabelecer objetivos difíceis.

Proporciona apoio emocional aos membros da equipe: O comportamento de apoio aos subordinados usualmente aumenta a eficácia da liderança. Um líder prestativo é aquele que frequentemente incentiva e elogia. O apoio emocional geralmente eleva o moral e, às vezes, melhora a produtividade. Apoiar emocionalmente é uma característica natural do líder que tem empatia para pessoas e que é caloroso.

Proporciona feedback frequente: Dar sempre feedback aos membros do grupo sobre sua performance é outro comportamento vital da liderança. O administrador raramente pode influenciar o comportamento dos subordinados sem dar feedback apropriado da performance. O feedback ajuda de duas maneiras. Primeiro, informa aos empregados se estão indo bem ou não de modo que possam corrigir, se necessário. Segundo, quando o feedback é positivo, encoraja os subordinados a manter um bom ritmo de trabalho.

Tem marcada preocupação com o cliente: Os líderes eficazes são exatamente interessados na satisfação das necessidades dos clientes. Sua forte orientação para o cliente ajuda a estimular os empregados no sentido de satisfazer os clientes.

Recupera-se se rapidamente dos baques: Os líderes eficazes são resilientes: refazem-se rapidamente dos baques como cortes no orçamento, rebaixamento de função e demissão. A resiliência da liderança serve como um modelo positivo para os empregados em todos os níveis quando a organização enfrenta tempos difíceis. Durante essas fases, os líderes eficazes colocam em suas falas clichês como: “Os tempos difíceis não duram para sempre, mas as pessoas fortes sim”, ou “Quando a época é dura, o forte segue em frente”. Ditas com sinceridade, essas mensagens estimulam muitos empregados.

Quem é Osnei Francisco Alves

Osnei Francisco Alves é especialista na área de gestão, estratégia empresarial, marketing, comunicação, tecnologia, educação, entre outras. Escritor de livros e artigos científicos. Atualmente, gerente executivo do Senac em Marechal Cândido Rondon.

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