O Presente
Silvana Nardello Nasihgil

Aprenda a se amar e se colocar em primeiro lugar

calendar_month 4 de novembro de 2022
3 min de leitura

Quando a gente não se ama, vive de migalhas e ainda agradece.

Por favor, pelo bem da sua saúde mental, estabeleça um lei para a sua vida: aprenda a se amar e se colocar em primeiro lugar.

Se respeite, exija que lhe respeitem e reconheça o seu valor. Assim, quem estiver ou vier na sua vida, saberá que o seu coração e a sua história são terrenos sagrados, e não ousarão fazer pouco caso dos seus sentimentos.

Quem ousar pisar de mau jeito não será digno de permanecer.

Esse é um limite que se faz necessário. Se aprenderá com isso a não permitir a escuridão quando se pode escolher a luz.

Pense e acredite que a sua história poderá não ser perfeita, mas você tem o direito de chegar muito perto disso. Pare de se vitimizar e romantizar gente grosseira que te diminui, não te respeita e vive como se você fosse a última opção.

Nunca aceite ninguém quem venha pra bagunçar os seus sentimentos e confundir aquilo que você acredita. Não deixe que lhe roubem a paz e muito menos os seus sonhos.

Quem vier precisa demonstrar que se importa com você, que lhe respeita, que realmente quer estar ao seu lado e que, como você, está disposto a se doar para acertar as diferenças e viver com reciprocidade os desafios que a vida apresentar.

Só permita chegar quem queira construir laços, porque quem quiser fazer nós, que faça sozinho. Você não precisa se enrolar todo(a) para saber que você merecia mais.

Então, pense sobre você, naquilo que você tem aceitado, nas perdas e ganhos que lhe trazem o tipo de comportamento que você se permite viver. Pense sobre o que e qual a razão que vem fazendo você permitir que tirem de você: a sua segurança, a sua dignidade, o seu amor próprio e a sua paz. Muito provável que você chegue à conclusão de que esqueceu de se amar.

Faça uma escolha pelo seu futuro, escolha ser feliz, se coloque em primeiro lugar e se ame mais. Sim, se ame mais! O amor próprio cria um escudo impenetrável para as más intenções, para quem deseja só dar uma passadinha na vida da gente sem intenção alguma de ficar.

Só temos uma vida para viver. Não permita que ela seja roubada com a sua permissão. Escolha a sua felicidade com critérios. Decida por você quem merece ou não ficar. Escolha sempre pelo que traz leveza ao seu existir, quem caminhe ao seu lado e quem por mais que a vida aperte nunca larga a sua mão.

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.