
Que mania feia muitas pessoas têm de na menor contradição fazerem uma guerra.
Tem gente que parece viver para criar caso em cada acontecimento. Vai complicando tudo e tirando a paz das pessoas que cruzam seu caminho. Gente assim incomoda demais. Sem bom senso, só pensa no seu umbigo e vai semeando discórdia.
Essas pessoas querem sempre ter a última palavra e se sentem as donas do espaço e da vida dos outros; não aceitam ser contrariadas e vivem criando desavenças.
Sem dúvida, você conhece alguém assim, ou será que é você que ainda não aprendeu a conviver em paz?
Precisamos prestar atenção nas próprias atitudes, cuidar com aquilo que falamos, silenciar quando necessário, respeitar o direito do outro em pensar e agir diferente de nós, ouvir com atenção e falar com serenidade, baixando o tom da voz.
Gente adulta precisa aprender a deixar “mimimi” e evitar “barraco”, porque a quase totalidade das desavenças são geradas por esses tipos de comportamentos.
Quando a gente compreende isso, partilhar a vida com outras pessoas se torna leve. Sem dúvida, deixaremos de ser o foco dos “incêndios”, pois passamos e compreender o essencial para seguir em paz, sendo alguém que valerá a pena ter por perto.
Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)
silnn.adv@gmail.com