Que época confusa estamos vivendo!
Muitas vezes, tiro um tempo e passeio pelas redes sociais, observo e não precisa muito para sentir como tudo está fora do lugar.
Falta tudo e mais um pouco. Falta noção de realidade, amor próprio, autorrespeito e respeito com os outros, noção do todo, comprometimento, vergonha na cara, decência, empatia…
E sobra. Sobra ódio, crítica, vergonha alheia, desrespeito pela opinião do outro, senso de ridículo, militância desnecessária, pobreza de espírito, invasão de privacidade…
Vocês já pararam para avaliar em que mundo estamos vivendo e para onde estamos indo?
Sinceramente, chega a dar medo do futuro, porque as pessoas estão se tornando cada dia piores. Se juntar três opiniões iguais, não importa o quão sejam absurdas, cria-se o efeito manada, permitindo um empoderamento. Se acham, então, os donos da verdade, fazendo com que percam o bom senso e ajam irracionalmente.
Os limites já foram ultrapassados há muito tempo. Nessa ânsia de desejar ter a razão, estamos vivendo tempos sombrios.
Chegará, e não vai demorar muito, o tempo que teremos medo de pensar, porque de agir o receio já faz parte dos nossos dias.
A política está podre. Tudo anda em torno de interesses pessoais. Enquanto o povo pena e morrem doentes em filas intermináveis, os governos se perdem construindo materialmente.
Enquanto as escolas desmoronam e os professores estão largados à própria sorte, os governantes viajam e constroem obras sem concluir.
Enquanto o povo passa fome, os governantes posam de boa gente, fazendo propaganda daquilo que já sabem não ser, não conseguindo sequer entregar o básico que traga dignidade ao povo.
As famílias estão se deteriorando, filhos largados aos cuidados das telas dos celulares, pais investindo em si e esquecendo das responsabilidades.
A sociedade brigando por qualquer coisa, criando contendas, tomando partido em tudo mesmo sem nada entender. As pessoas agem tão inflamadas que realmente chega a dar medo. Opinam colocando a própria dignidade em jogo… tudo se torna muito preocupante.
Que tal, diante de tudo isso e muito mais, enquanto ainda há tempo, darmos uma olhada no entorno, buscarmos avaliar tantos erros e, usando o bom senso, escolhermos pelas verdades, pelo que é ético, pelo bem coletivo, pelo bem da nossa família e pelo nosso futuro?
Passou da hora de olharmos o mundo com os olhos da verdade, deixando de lado tudo o que embaça a nossa visão e o nosso sentir. Passou da hora de nos questionarmos: por que tanto amor e defesa por pessoas que não conhecemos, por gente que sequer está preocupado se vivemos ou não e tão pouco interesse e defesa do futuro e em favor de quem divide a vida conosco?
Tanto foco em ideologias e a verdade se perdendo com a nossa permissão. Porque qualquer ideologia, quando vivida sem critérios, cega, torna o ser humano alguém sem capacidade de raciocinar, vivendo em um automático e se permitindo ser manipulado, usado, abusado, esquecendo por completo que com a sua permissão terá que viver perdas irreparáveis.
Está na hora de acionarmos a nossa inteligência emocional, parando de defender aquilo que não se sustenta, enquanto o que realmente importa está se perdendo, que são as nossas famílias, as nossas vidas e o nosso futuro.
Pra refletir!

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)
silnn.adv@gmail.com
@silnasihgil
