Cada dia está mais difícil entendermos que somos responsáveis por grande parte das confusões que vivemos.
Muitas vezes, usamos o nosso instinto de defesa para agirmos sem pensar muito, sem refletirmos sobre as consequências. Simplesmente, vamos abrindo espaços nos quais sequer nos preocupamos se estamos agindo corretamente. Vamos seguindo, na maioria das vezes, sem rumo, como se o GPS tivesse deixado de funcionar.
Esquecemos que o nosso existir precisa ser vivido com responsabilidade, responsabilidade essa que vai além do nosso interior, precisa estar focada no nosso entorno, em tudo o que tocamos e permitimos ter espaço nas nossas vidas.
Quando agimos por impulso, as respostas virão de forma imediata, sem estrutura, sem o dever de ser as mais coerentes e, muitas vezes, ficando longe dos resultados que gostaríamos de ter.
Por que temos dificuldades de entender que uma vida com resultados positivos requer atenção, cuidado, responsabilidade e coerência?
Precisamos pensar que a colheita promissora não vem simplesmente de jogar a semente em qualquer solo, de qualquer jeito. Requer atenção, cuidado, escolha do solo mais adequado, preparação, adubação e rega constante.
Precisamos estar focados no propósito e buscarmos não nos perder em devaneios, em fantasias que desconstroem o tempo e as possibilidades futuras de sucesso.
Se faz necessário maturidade, equilíbrio, foco e determinação. Esses são os elementos que nos mantêm na realidade, nos aparelham para os enfrentamentos e afastam o vitimismo.
Porque chega uma hora que precisamos nos responsabilizar pelas nossas escolhas e atitudes, parando de creditar aos outros os nossos infortúnios.
Se temos escolhas é sinal que muito do que vivemos, a maior parte do que vivemos, depende de nós. Então… por hoje, só por hoje, experimente pensar diferente, se responsabilizar pela vida, deixando de lado o que atrapalha e impede o crescimento e a felicidade, e caminhar com passos firmes, se determinando a vencer.
E amanhã? Amanhã faça tudo outra vez e repita: por hoje, farei tudo acontecer da melhor maneira, e faça! Não economize nos detalhes, escolha o melhor que existe e faça acontecer. E assim todos os dias.
Logo ali na frente as respostas dirão que você, sem dúvida, está no caminho certo, então será só seguir, plantando e colhendo, olhando para a vida com otimismo porque, sem dúvida, os resultados desse padrão de comportamento são os melhores que existem.
Não precisamos viver como se o mundo acabasse amanhã, então, cautela e comprometimento nas nossas atitudes, coragem para tudo o que vier é fé que vai dar certo, porque vai!
E uma dica valiosíssima: experimenta acrescentar Deus. Então você terá a receita perfeita. Sentirá a alegria renascer no seu coração, a sua alma se sentirá em paz e as forças serão renovadas todos os dias.
Bora que hoje temos um dia de acréscimo, um dia para viver o que nos faz feliz e para mudar tudo o que não agrada a nos e a Deus.

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)
silnn.adv@gmail.com
@silnasihgil
Quer ler mais artigos da Silvana? Clique aqui!
