E lá vamos nós, enquanto o sentido do caminhar é pra frente, muito insistem em andar em círculos, esperando um resultado diferente daquele que já conhecem.
Isso serve pra tudo nessa vida. Qualquer situação que não nos agrada precisa ser repensada. Isso vai da vida pessoal, social, política, econômica… porque tudo o que é ainda incerto precisa de muita atenção, inclusive nos detalhes.
Dar um passo à frente requer uma reflexão a respeito, traçar o caminho a seguir, observar as possibilidades de respostas, tanto positivas como negativas, e ter consciência avaliando até quanto os riscos valem a pena. Isso tudo é saber usar o nosso direito de escolher, escolhendo o melhor.
Porque existem situações que em nada indicam um futuro feliz, e sem darmos atenção a isso nos arriscamos. Então, quando as respostas forem desastrosas, não podemos esquecer que estávamos concorrendo com isso e, diante de escolhas impensadas, nada mais restará do que encarar os resultados.
Chega um dia que de tanto dar de cara com muros, a gente deve parar, analisar, estudar cada detalhe, porque sempre haverá um outro caminho, não a trilha usada por todos que estão andando sem rumo, mas um caminho individualizado que sirva para quem deseja realmente um vida com propósito, produtiva e feliz.
Infelizmente, muitos acreditam que é importante se deixar guiar pela ideia dos outros e entram em barcos furados. Sendo assim, o que sobra é ver o barco afundar e ir tirando a água com colher, sofrendo e se queixando.
Esse é o sofrimento típico de quem terceiriza os seus pensamentos e atitudes, deixando-se levar por achismos que enchem o coração de pensamentos negativos, esperando que aquilo que serve para os desavisados possa servir para si.
Se colocarmos como meta de vida as nossas prioridades reais, nos permitindo olhar o futuro com os nossos olhos, decidindo por nós, avaliando todas as possibilidades, será que os resultados não terão muito mais chances de serem acertados?
Só circular um pouquinho nas redes sociais e vamos ver isso acontecendo. Em todos os sentidos, têm os que gritam a sua indignação. Se dermos um pouco de atenção, perceberemos que foi exatamente a falta de atenção que os está levando ao caos.
O bom é saber que é possível fazer diferente, que cada um é senhor da sua vida e que as escolhas precisam ser individuais.
Perante a liberdade de decidirmos seja o que for, que a gente aprenda a traçar as nossas metas e a tirar as próprias conclusões, baseados naquilo que desejamos no presente e para o nosso futuro. É de extrema importância usarmos a nossa inteligência emocional, o direito de pensarmos e agirmos pela nossa consciência embasado em nossos valores.
Diante disso, nada será consequência de ideia alheia, tudo será construído com o intuito de acertar dentro daquilo que acreditamos. Teremos o controle das nossas vidas e saberemos viver fazendo os acertos necessários, evitando arrependimentos desnecessários.
Pra gente pensar pra onde está indo e pra onde deseja ir.

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)
silnn.adv@gmail.com
@silnasihgil
Quer ler mais artigos da Silvana? Clique aqui!
