O Presente
Silvana Nardello Nasihgil

Quem faz terapia tem uma vida dividida em antes e depois

calendar_month 13 de março de 2025
3 min de leitura

Muita gente me procura para compreender o que é fazer terapia. Diante de tantos questionamentos sobre uma ciência, de certa forma, nova em nosso país, senti que precisava falar um pouco a respeito.

Terapia deixou de ser tabu. Nos anos 60, psicólogos e psiquiatras eram indicados para loucos. Hoje essa indicação é exatamente para não ficar “louco”, para evitar adoecer mentalmente e como uma modalidade de tratamento extremamente eficaz no autoconhecimento, direcionamento e na condução do existir, de forma mais leve e feliz.

Os benefícios da terapia são inúmeros. Por cada ser humano ser único, as demandas vão surgindo no processo terapêutico, por isso não tem como descrever completamente. Enumero alguns para trazer um maior esclarecimento para quem ainda tem dúvida.

Essa ciência salva vidas, conduzida por um profissional bem formado e comprometido, as respostas positivas são indescritíveis.

Vamos conhecer um pouco mais:

Quem faz terapia, e leva a sério, aprende sobre si, sobre os “mistérios ocultos” que teimam em trazer sofrimento, angústia e baixa autoestima.

Quem faz terapia aprende os seus limites e a dar limite aos outros, traçando fronteiras e evitando invasores no seu existir.

Quem faz terapia não permite ser abusado de forma alguma, aprende a se respeitar e a exigir respeito.

Quem faz terapia aprende o equilíbrio, a pensar e agir com maturidade, evitando rompantes que desestabilizam o viver.

Quem faz terapia entende como é necessário ter um projeto de vida, descobre onde está e para onde quer seguir.

Quem faz terapia aprende a se amar, se aceitar e potencializar os seus dons, investindo no seu melhor e aceitando o que não pode ser mudado.

Quem faz terapia se equilibra emocionalmente, entende que merece o melhor em tudo e vive para alcançar os seus objetivos, conseguindo resultados que jamais pensava ser possível.

Quem faz terapia descobre a leveza de ter uma mente e o coração em paz, exercita o amor e o cuidado de forma leve e sem tentar escravizar ninguém.

Quem faz terapia aprende a respeitar o espaço do outro, deixa o vitimismo para trás, passa a compreender que é preciso fazer as escolhas certas para ter os resultados desejados, se esforça e faz por merecer ser parte no mundo e na vida de alguém.

Quem faz terapia compreende que a felicidade estampada nas redes sociais não serve para si, que tudo o que deseja ter e viver virá das suas escolhas e do seu comprometimento.

Quem faz terapia aprende sobre amorosidade, empatia, ética, respeito, com os outros e consigo.

Quem faz terapia aprende a importância dos detalhes, presta atenção em si e nos outros, não se permitindo mais deixar a vida travada por falta de atitudes.

Quem faz terapia terá uma vida dividida em antes e depois; antes, quando mal sabia de si, e depois, quando passa a se compreender, a lidar com as suas emoções, seu potencial, aprendendo a deixar no caminho tudo o que não importa, adicionando valores, projetos, buscando as possibilidades de fazer acontecer tudo aquilo que era só sonho, lapidando sua inteligência emocional para que trabalhe a seu favor, parando com queixas e vitimismo, descobrindo força e coragem escondidos em compartimentos da vida sequer acessados antes.

Esse depois é lindo, é o de a lagarta que se torna borboleta, se arriscando voar se descobre capaz de voos incríveis em um mundo que sequer conhecia a sua grandiosidade.

E eu nisso tudo? Como psicóloga me sinto extremamente realizada, feliz em contemplar esse voo. Fico olhando, vibrando e dizendo: voa e vai até onde suas asas te levarem, e que ninguém consiga jamais impedir que você seja você.

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

@silnasihgil

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.