“Podemos dramatizar a nossa vida ou enxergar que tudo tem uma razão de ser. Atrair mais dificuldades ou descobrir força e resiliência. Os obstáculos não são escolhas, mas a forma de encará-los, sim”.
Esse post está cheio de verdades que tem o poder de mudar a nossa vida.
Muita gente se vitimiza o tempo todo, com tudo, buscando a atenção dos outros ou de alguém especificamente. Gosta de ser vista como coitada e fraca, porque assim acredita ser acolhida e ter mais próximo quem ama.
Vou contar novamente uma coisa para vocês: quem se vitimiza deixa isso muito visível, porque sofre por algo inconsistente e facilmente se percebe a realidade. Gente assim não dá pena, dá raiva e vontade de ficar bem longe.
Então, é preciso ter bem claro: as demandas interiores que cada um cria é de sua inteira responsabilidade. Não dá pra sair por aí culpando todo mundo e exigindo solução das bagunças interiores, de quem quer que seja.
Responsabilidade emocional deveria vir junto com a maturidade cronológica, mas infelizmente isso não acontece.
Muita gente tem 20, 30, 40 e até 80 anos e ainda continua a pensar como criança, vive buscando atenção, usando o mesmo padrão de comportamento, usando o choro e a manha para negociar a vida como quando chorar fazia a mãe se aproximar trazendo as soluções.
As pessoas precisam crescer, aprender a tomar conta da vida e das emoções, ser ativo(a), colaborativo(a), ter vida própria, ser proativo(a), reconhecer-se como um ser humano individual que está em uma relação para somar-se em um projeto, e não para ter alguém que tome conta da sua vida.
Adultos não cuidam um do outro, adultos cuidam de crianças. Adultos cuidam de si e da relação. Adultos se respeitam, se escutam, falam, traçam metas, partilham sonhos e as intimidades, se apoiam, fazem projetos… adultos compreendem que amar alguém é dar a essa pessoa a liberdade dela poder ser quem é e mesmo assim respeitá-la e amá-la.
Adultos não alimentam mimimis; adultos vivem da verdade, porque o amor, para existir, precisa ser autêntico, precisa vir de duas pessoas que maduramente escolheram seguir lado a lado, construindo juntas o futuro que desejam viver.
Psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)
silnn.adv@gmail.com
