Quando você ficar sem entender as razões que as pessoas usam como desculpa para evitar estar com você, escolher você, entenda algo muito simples: você não é prioridade, você faz parte do time da terceira divisão, se sobrar tempo será pra você.
Esse talvez seja o “tapa” do dia, mas é preciso parar de uma vez por todas de romantizar relações onde se tenta de toda maneira caber.
Se não cabe, não cabe e pronto! O que precisa mesmo é desapegar pra não acabar adoecendo.
Ninguém no mundo merece o sacrifício da espera por algo que nunca virá. Por isso, se faz necessário que ao olhar para as pessoas se use também os olhos do amor próprio. É preciso que se vá além daquilo que se sente, que se caminhe no terreno da dignidade e que nunca se esqueça que um tanto de egoísmo se faz necessário em nome da saúde mental.
Relações onde não houver reciprocidade não tem a mínima razão pra continuarem a existir. Ninguém merece a árdua missão de amar pelos dois, esperar por algo que sabe racionalmente que nunca irá acontecer.
Uma das primeiras lições de vida deveria ser: jamais aceite menos do que você merece. Isso evitaria muito sofrimento e nos faria entender que é perfeitamente possível viver sem quem não está na mesma sintonia que nós. Evitaríamos muitos sofrimentos que são absolutamente desnecessários.
Essa reflexão é importante, porque tem muita gente incrível sofrendo por gente meia boca, deixando de viver e empenhando o seu melhor por quem não vale a pena.
Lembre que quem quer de verdade, seja o que for, fará acontecer. A única desculpa que temos é a morte; nenhuma além dessa pode impedir alguém de fazer acontecer o que desejar verdadeiramente.
Então, pare de dar o seu melhor para quem não te merece, para quem não está nem aí pra você. Pare de ter pena de você, você é um ser humano inteiro e não precisa que alguém venha lhe completar. Use esse tempo a seu favor, transborde amor próprio, se exercite, coma coisas gostosas, leia, assista uma série interessante, procure a família, os amigos, ore, se olhe no espelho e se ame.
Lembre: se você não está conseguindo se amar e enxergar a pessoa incrível que você é, como pode esperar isso de alguém?
Então, quando parecer sem sentido, depois de todas as tentativas, desapegue. Por mais que doa, desapegar é uma saída honrosa e saudável. Se vai doer? Lógico que vai! Mas tem uma boa notícia: passa e é libertador!

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)
silnn.adv@gmail.com
@silnasihgil
Quer ler mais artigos da Silvana? Clique aqui!
