
Essa é uma verdade que não queremos enxergar.
Tomar posse dessa verdade nos torna responsáveis pelos nossos atos, e ao reconhecermos o direito de fazermos diferente, precisamos tomar atitudes. Diante disso, todo o vitimismo perde a razão de ser.
Será que temos maturidade para escrevermos a nossa história ou será que o comodismo é mais interessante porque podemos creditar os desacertos na conta dos outros?
A vida que queremos depende infinitamente mais de nós do que dos outros, dos nossos pensamentos, do controle das emoções, como percebemos a vida e os outros, mas principalmente como nos enxergamos.
Somado a isso estão as escolhas que fazemos em nosso favor. De nada adiante esperarmos resultados que imaginamos se continuarmos a agir da mesma forma. Para resultados diferentes as atitudes precisam ser diversas do que aquelas que estamos permitindo. Na verdade elas precisam ser atitudes reais, pois elas têm poder de transformar os descompassos.
Então, é preciso pensar no rumo que estamos dando aos nossos dias. Não temos por que nos conformarmos com nada se sabemos que é possível fazer diferente. Então, transformar os pesos em leveza é um processo que começa de dentro pra fora.
Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)
silnn.adv@gmail.com