



Eclipse solar híbrido
Eclipses solares ocorrem quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, fazendo com que o cone de sombra do nosso planeta incida sobre uma certa região. Seu ciclo de ocorrência já era conhecido pelos babilônicos há 3 mil anos. Considerado mais raro, um eclipse solar híbrido (uma mistura de total com anular, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra) está previsto para esta quinta-feira (20).
O fenômeno será visível do Pacífico Sul. De acordo com o site In the Sky, a Lua passará em frente ao Sol, criando um eclipse solar híbrido (total/anular) visível do oeste da Austrália, Timor Leste e leste da Indonésia entre 22h36 e 3h59 (horário de Brasília). Do Brasil, não será possível a visualização, mas haverá transmissão ao vivo gratuitas. Em razão do fuso horário, elas estão programadas para começarem ainda na noite de quarta-feira, 19.
Conforme o site Space.com, os eclipses solares híbridos acontecem apenas algumas vezes por século. Em média, uma vez a cada dez anos. Sua última ocorrência foi em 2013 e a próxima aparição está prevista para 2031.
Aniversariantes desta quarta-feira, dia 19 de abril:
Albenice de Souza
Ana Gabriela Anklam
Anderson Biesdorf
Edílson Favarin
Eloir Petry
Ely Uhlein
Indianara Willemann
Joni Leocir Lang
José Marques Louro
Lorena Lamb
Luci Hubner
Maiara Gulaldi
Noemia Cichock
Paulo Rempel
Rosmarina Feiten Gonçalves
Sara Boska
Waldemar Wendland