





Se liga no dia 2
No próximo dia 2 de outubro acontece um fenômeno astronômico que promete encantar os observadores: um Eclipse Anular do Sol. Este fenômeno ocorre quando a lua se alinha entre a Terra e o sol e o seu diâmetro aparente está menor do que o sol. Assim, a sombra da lua não cobre totalmente o sol, criando um “anel de fogo” no céu. Este eclipse será visto como anular em uma estreita faixa que passa pelo oceano Pacífico, oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina. No Brasil será visível na parte sul das regiões sudeste e centro-oeste e em toda a região sul.
Eclipses da lua e do sol costumam ocorrer em sequência. Isso se deve à inclinação da órbita da Lua em relação à Terra. No caso deste eclipse anular, ele faz par com o eclipse parcial da lua que aconteceu na noite de 17 para 18 de setembro.
Tanto no eclipse total quanto no anular a lua se alinha entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.
Aniversariantes desta quarta-feira, dia 25 de setembro:
Adriano Leonardo Sauer
Andressa Paludo
Antônio Celso Pereira
Cintia Alexandra Zanatta
Claudia Mazieri
Cleusa Chambó
Gilmar Carlos Mascarello
Inês Vieira
Ivete Johan
Ledi Weçolovis
Nestor Spohr
Pedro Alt
Rodrigo Fachi
Rosali Bresolin
Valdemar Gustavo Lange