






Preferência entre os paranaenses
Uma das grandes novidades de 2022, o nome deixou de ser imutável no Brasil. Embora desde junho deste ano seja possível a qualquer adulto maior de 18 anos alterar seu nome em cartório independentemente do motivo, e pais de bebês, em consenso, alterarem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento – Lei Federal 14.382/2022 -, a preferência do paranaense não mudou entre os nomes mais escolhidos durante o ano.
Miguel permanece sendo o nome mais escolhido pelos pais, com 1.943 registros. O nome feminino mais escolhido também continua sendo Helena, tendo 1.721 meninas recém-nascidas registradas com o nome.
O ranking dos nomes mais registrados em 2022 segue a tendência dos últimos anos, nomes simples e curtos continuam sendo a preferência dos pais paranaenses. Na lista geral de ambos registros, considerando o quantitativo de nomes masculinos e femininos juntos, Miguel e Helena são seguidos por Alice, com 1.617 registros e Arthur, com 1.489. Nomes que também apareciam no topo da lista no ano anterior.
Aniversariantes desta sexta-feira, dia 23 de dezembro:
Adelino Raimundo Colombo
Andressa Gomes
Darci Schitz
Diogo Henrique Alves de Jesus
Graziele Tognon
Ivo Inácio Limberger
Marcenita Scherer Perachi
Mateus Eron Jope
Robis Andrade de Amorin
Vera Lucia Rockembach Kliemann
Walfried Schurt
Wili Ricardo Waldow Neto