



Otimismo supera o pessimismo
Pela primeira vez, o otimismo superou o pessimismo. Aproximadamente seis em cada dez brasileiros (56%) se dizem satisfeitos com o rumo que o país está trilhando. A pesquisa “What Worries the World”, realizada pela Ipsos em 29 nações, perguntou aos entrevistados se eles acham que seus países estão indo na direção certa ou errada. No Brasil, 56% dos respondentes acreditam que o país está indo no rumo certo, contra 44% no rumo errado.
Pela primeira vez desde que o estudo é realizado, em 2010, a maioria da população brasileira indica otimismo com o futuro do país, na contramão dos demais mercados analisados. Considerando a média global, 62% dos respondentes no mundo todo estão insatisfeitos com o rumo de suas nações.
Os países cujos entrevistados estão mais infelizes com a direção dada a suas nações são Peru (90%), África do Sul (88%) e Argentina (86%). Por outro lado, o país mais otimista do ranking é Singapura, onde 79% dos participantes acreditam que a nação está na direção certa. Indonésia (77%) e Malásia (72%), completam o topo da lista.
A inflação foi citada como o tema mais preocupante a nível global. 43% dos 29 países acreditam que a inflação é a questão que mais preocupa sua nação atualmente.
Considerando apenas as respostas do Brasil, a maior preocupação da população é com a pobreza e desigualdade social (43%). Saúde (37%), crime e violência (32%) e corrupção (30%) completam o topo da lista.
Aniversariantes desta sexta-feira, dia 5 de maio:
Alessandro Ortiz Morais
Dirce Marlei Rusch
Edméia Lúcia Coutinho
Ignes Güttges
Itacir Trento
João Carlos Cassoli
Lauri Hirt
Maria Walker
Mateus Fachi
Medi Freitag
Nathalia Walker
Nelson Glucksberg
Osni Zimmermann
Renata Caroline Cassoli
Welinton Gomes Rosa