



Alerta
As chuvas intensas que acometem várias regiões do Brasil desde novembro de 2022, combinadas com as altas temperaturas típicas do verão, são sinal de alerta para uma doença bem conhecida: a dengue. Isso porque esses dois fatores juntos criam um ambiente altamente favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença.
O registro de casos de doenças transmitidas pelo mosquito aumenta consideravelmente nesta época do ano por causa das mudanças climáticas e alerta para um crescimento, com a chegada de dias mais chuvosos.
O Boletim Epidemiológico nº 47 do Ministério da Saúde, divulgado na última semana de dezembro de 2022, traz o número de 1.414.797 casos prováveis de dengue registrados no ano passado no Brasil, uma taxa de incidência de 663,2 casos por 100 mil habitantes. Um aumento de 163,8% no número de casos, quando comparado com o ano de 2021.
Além da dengue, o mosquito aedes transmite zika e chikungunya e os sintomas das três doenças, além de semelhantes, podem se assemelhar aos sintomas de Covid-19, o que pode confundir e acarretar em tratamento errado com automedicação, demora no diagnóstico e consequentemente atraso no início do tratamento adequado.
Como medida preventiva, combater o mosquito é um dever de todos e começa dentro de casa, com cuidados simples na rotina, evitando criar ambientes propícios ao desenvolvimento do mosquito como água parada em telhados, calhas, garrafas e pneus. Reservatórios de água também são um ponto de atenção e devem ser tampados, para que o mosquito não coloque seus ovos ali.
Além disso, a vacina contra a dengue é também uma estratégia para proteção, que reduz significativamente os agravamentos da doença, que pode levar a óbito. A vacina está licenciada para crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos. É recomendada para indivíduos previamente infectados por um dos vírus da dengue (soropositivos com ou sem história da doença). São necessárias três doses, com intervalos de seis meses entre cada uma.
Aniversariantes desta terça-feira, dia 10 de janeiro:
Adriel Ferster Drewlo
Giselle Aron Scherer de Oliveira
Mara Cristina Anderle
Roberto Kalil Nassar
Vanderlei Bregoli