O Presente
Social

Coluna Social desta terça-feira, 2 de janeiro

calendar_month 2 de janeiro de 2024
2 min de leitura
Todo charme de Marli Regina Maçaneiro, que apaga velinhas hoje (2). Tim-tim! (Foto: Arquivo pessoal)
O agropecuarista Valmir Schkalei com esposa e netas. A família comemora hoje (2) a estreia de idade nova dele. Felicidades! (Foto: Arquivo pessoal)
O empresário rondonense Andres Sachser e a esposa Pâmela Petry. Ele aniversaria hoje (2). Parabens! (Foto: Arquivo pessoal)
O casal Mauro Andre de Oliveira e Elizangela Moraes. Ele celebra aniversário hoje (2). Felicidades! (Foto: Arquivo pessoal)

AINDA MAIS QUENTE?

O ano de 2024 deve ser ainda mais quente do que o de 2023, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em consequência das mudanças climáticas em curso somadas à ocorrência do fenômeno El Niño, de aquecimento das águas do Pacífico, que se estenderá até meados do ano.

Novos recordes de temperatura foram batidos em muitos lugares do mundo – inclusive no Brasil – em meio às ondas de calor registradas em 2023. Segundo o novo relatório da OMM, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), esses eventos representaram o início do colapso climático. Como o El Niño só deve se dissipar entre abril e junho de 2024, é possível esperar novas ondas de calor.

De acordo com relatório da OMM assinado pelo diretor-geral da organização Petteri Taalas, o principal fator por trás do aumento das temperaturas é o aquecimento global, mas o El Niño “tem impacto na temperatura global, especialmente no ano seguinte ao de sua formação, neste caso, 2024”.

“Como resultado das temperaturas recordes da superfície e dos oceanos desde junho, 2023 deverá ser o ano mais quente já registrado até hoje, mas a previsão é de que o próximo ano seja ainda mais quente”.

No Brasil, além das ondas de calor e elevação das temperaturas, o El Niño pode provocar alteração no regime de chuvas, causando novos eventos de secas e estiagens intensas, sobretudo no Nordeste e no Norte, e chuvas acima do normal no Sul, a exemplo do que já ocorreu em 2023. Além disso, incêndios florestais no Cerrado e na Amazônia podem ocorrer com mais frequência.

Aniversariantes desta terça-feira, dia 1º de janeiro:

Bruno Gentil
Cláudio Much
Cleiton Simsen
Dainara Regina Geier
Dejair Albanezi
Eduardo Augusto Fabiane
Eneas Oldemar Kramer
Fabricio Luiz Pazdiora
Marcio Rauber
Marly Regina Maçaneiro
Milton Hoppe
Roberto Azevedo

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.