O Presente
Tarcísio Vanderlinde

Ezequias: um político de exceção

calendar_month 20 de setembro de 2024
3 min de leitura

Temendo invasões dos assírios, o que efetivamente iria ocorrer sob o reinado de Senaqueribe, Ezequias fortaleceu as muralhas de Jerusalém e executou uma obra que ainda pode ser observada hoje pelos visitantes: o túnel de Ezequias­­­. A obra garantiu fornecimento de água permanente a Jerusalém quando a cidade se encontrava sob cerco dos assírios, e ainda leva água para a cidade nos dias atuais.

Os esforços de Ezequias para proteger Jerusalém e prepará-la contra cercos prolongados foram comprovados em inúmeras descobertas arqueológicas. Ao lado disso, tratou de purificar o Templo e restituiu celebrações religiosas há tempo abandonadas. Seu período foi marcado por um grande avivamento espiritual. Ao clamar a Deus pela cura de uma doença que o colocou em situação terminal, obteve mais 15 anos de vida. Além disso, livrou-se miraculosamente do poderoso exército de Senaqueribe, o rei assírio que havia sitiado Jerusalém.

Ezequias nos legou um testemunho oportuno de vida. A arrogância, atributo que normalmente cercam os poderosos, é substituída em Ezequias por um homem que chora, falha, se humilha e confia em Deus. Em uma das crônicas que descreve seu funeral se observa: “Descansou Ezequias com seus pais, e o sepultaram na subida para os sepulcros dos filhos de Davi; e todo o Judá e os habitantes de Jerusalém lhe prestaram honras na sua morte”.

Seus momentos de fraqueza parecem ter sido substituídos pela confiança que o rei depositava em Deus: “Confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele”. A narrativa revela em Ezequias um “político de exceção”, íntegro, incorruptível, ruptura de um padrão que havia sido estabelecido por décadas no reino que agora estava sob sua responsabilidade.

Ezequias foi contemporâneo do profeta Isaías, que também havia convivido com seu pai e seu avô. Sua conduta pode ser conferida em três livros do Antigo Testamento: 2Reis, 2Crônicas e Isaías.

A experiência de vida de Ezequias confirma a tese de que podemos aprender muito com nossos próprios erros. Um aprendizado que pode se tornar mais intenso ao nos aproximarmos de Canaã e constatar que já não nos resta muito tempo de caminhada.

Políticos de exceção costumam ser requeridos em todas as épocas. Nem sempre estão disponíveis. Ao final da Idade Média, ao avaliar o trabalho de gestores públicos, Martinho Lutero costumava chamar os políticos honestos de “aves raras”. Sempre haverá demanda e espaço para políticos desse tipo.

(Entrada do Túnel de Ezequias. Acessável em: iadrn.blogspot.com)

Por Tarcísio Vanderlinde. O autor pesquisa sobre povos e culturas do Oriente Médio.

tarcisiovanderlinde@gmail.com

@tarcisio_vanderlinde2023

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.