Copagril
Esportes Maio Amarelo

2º CicloSesc acontece hoje em Marechal Rondon

Coordenadora da campanha Maio Amarelo, Adriane Kappes Vorpagel, comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Tiago Zajac, e o gerente do Sesc em Marechal Rondon, Carlos Cremonini, em vista ao O Presente, ontem (23), para divulgar o 2º CicloSesc: “Todos estão convidados a participar” (Foto: Joni Lang/OP)

 

Está programado para as 14h30 deste sábado (25) o 2º CicloSesc, evento que integra a programação da campanha Maio Amarelo em Marechal Cândido Rondon. A largada vai acontecer na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), junto à Rua 12 de Outubro, sendo que a concentração está agendada para as 14 horas.

Conforme o gerente da unidade do Sesc, Carlos Cremonini, a participação no 2º CicloSesc é livre a todas as idades, desde que os ciclistas tenham condições de pedalar 21 quilômetros e obrigatoriamente utilizem capacete como equipamento de segurança. “A participação é aberta a rondonenses e moradores da microrregião, não sendo preciso se inscrever antecipadamente, apenas estar presente no local da largada, às 14 horas, para ouvir as recomendações e dicas, além de retirar a fitinha amarela para identificação dos ciclistas”, expõe.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Cremonini diz que a pretensão é reunir em torno de 100 ciclistas. “O trajeto a ser percorrido pelos participantes é de 21 quilômetros dentro da cidade para atender melhor as pessoas e divulgar que o ciclista também é parte importante no trânsito. Ele tem direitos, porém possui deveres, ou seja, deve respeitar as normas”, enaltece.

Segundo ele, o percurso de 21 quilômetros deve ser finalizado na média de 40 minutos a uma hora. “O CicloSesc da campanha Maio Amarelo está organizado com pontos de hidratação ao longo do percurso e também haverá apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O nosso convite é para que os ciclistas que gostam de desafios participem, assim como os grupos de pedal rondonenses e das cidades próximas, bem como a Associação Rondonense de Ciclismo (ARC), entre outros”, menciona, lembrando que em caso de chuva a atividade será realizada na quarta-feira (29).

Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc, por meio do telefone (45) 3284-4350, na Rua 12 de Outubro ou ainda na Secretaria de Mobilidade Urbana, pelo 3284-8799.

 

APOIO

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Tiago Zajac, destaca que enquanto integrante das forças de segurança, além das polícias, os Bombeiros participam de todas as atividades da campanha, especialmente no que tange às orientações para tornar o trânsito mais seguro e preservar vidas. “Infelizmente os ciclistas representam os maiores índices de acidentes no município. Portanto, com um maior número de ciclistas se conscientizando será possível reduzir a atuação do Corpo de Bombeiros na parte de resgate do Siate”, pontua.

Zajac avisa que os Bombeiros prestarão apoio no CicloSesc para proteção dos ciclistas com a utilização de uma viatura. “Caso aconteça algum acidente a gente realiza o atendimento e depois a ambulância do Siate resgata e encaminha para o atendimento médico”, comenta.

 

AVALIAÇÃO

A coordenadora da campanha Maio Amarelo e diretora da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Adriane Kappes Vorpagel, afirma que a campanha está obtendo resultados altamente positivos. “Estamos surpresos com o comprometimento dos parceiros. O mês de maio tem sido intenso por conta de vários compromissos assumidos pela Secretaria e parceiros em relação à campanha Maio Amarelo, como palestras em escolas, empresas, entidades, diversas atividades educativas e agora o CicloSesc. Na outra semana haverá diversas palestras em escolas municipais e estaduais e grupos de apoio, e estamos elaborando uma atividade especial para finalizar toda a programação”, salienta.

 

O Presente

TOPO