O Paraná é o Estado com o maior número de representantes na Liga Nacional de Futsal (LNF). São sete clubes: Cascavel, Campo Mourão, Esporte Futuro/Toledo, Pato Futsal, Foz Cataratas, Umuarama e Marreco. A 2ª rodada da competição nacional terminou ontem (4) com o duelo entre Joinville e Taubaté, ou seja, todos os paranaenses já estiveram em quadra duas vezes na LNF.
Mesmo com um número expressivo, até o momento dos 13 jogos dos times paranaenses, apenas um confronto entre eles aconteceu até o momento. Foi o clássico da soja entre Esporte Futuro/Toledo e Cascavel Futsal, no Ginásio Alcides Pan, vencido pelo representante toledano.
Até agora o aproveitamento dos times do Paraná na Liga Nacional de Futsal está dentro do que se esperava para um início de competição. Dos sete, Campo Mourão, Pato Futsal, Foz Cataratas e Umuarama ainda não estrearam em casa. Cascavel, Esporte Futuro/Toledo e Marreco já jogaram em casa e fora.
Nas duas rodadas iniciais o Paraná conquistou cinco vitórias dois empates e duas derrotas. Dos 39 pontos possíveis, lembrando sempre do confronto direto entre Cascavel e Esporte Futuro/Toledo, o Estado somou apenas 17 pontos, o que significa um aproveitamento de 43,58%. Os paranaenses anotaram 36 gols e sofreram 49, um saldo negativo de 13 gols. Essa conta desequilibra por conta de duas goleadas: o Foz perdeu para o Jaraguá por 7 a 0 e o Marreco foi atropelado em casa pelo Atlântico por 8 a 3.
O aproveitamento dentro do esperado leva em consideração que dos 13 jogos, 10 foram como visitantes. Dos jogos como mandantes, o Cascavel venceu o Tubarão, o Marreco perdeu para o Atlântico e o Esporte Futuro/Toledo bateu o próprio Cascavel. O Pato é o único que não venceu, mas que também não perdeu na competição, dos times paranaenses. Foram dois empates em 2 a 2 com Assoeva e Corinthians. O Campo Mourão é o único representante do Paraná que ainda não venceu: derrota para o Corinthians por 4 a 2 e para o Santo André de 2 a 1, ambas fora de casa.
Cascavel Futsal, Esporte Futuro/Toledo, Foz Cataratas, Umuarama e Marreco têm uma vitória e uma derrota cada. Na tabela de classificação, o Cascavel aparece como melhor colocado dos clubes do Estado, em 8º. O Esporte Futuro/Toledo é o 9º, o Foz Cataratas 12º, o Marreco 13º e o Umuarama o 16º, cada um com três pontos. O Pato Futsal é o 17º, com dois pontos e o Campo Mourão o 22º, ainda sem pontuar.
No fim de semana, e começo da próxima, os paranaenses voltam à quadra, sem nenhum confronto entre eles. Teoricamente Esporte Futuro/Toledo e Umuarama têm os compromissos mais complicados. O Porco encara o Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul, na sexta-feira (07), enquanto o Umuarama terá o Joinville no Amário Vieira da Costa, no sábado (08). No mesmo dia o Campo Mourão duela com o Jaraguá diante da sua torcida.
No domingo (09) o Cascavel recebe o Minas e o Marreco visita o São José em São Paulo. Na segunda-feira (10) o Pato estreia em casa e o Foz Cataratas também joga pela primeira vez como mandante contra o Praia Clube.
Campanha dos paranaenses na liga nacional de futsal
Cascavel Futsal
1ª rodada – Cascavel 5 x 3 Tubarão
2ª rodada – Esporte Futuro/Toledo 4 x 3 Cascavel
Campo Mourão
1ª rodada – Corinthians 4 x 2 Campo Mourão
2ª rodada – Santo André/Intelli 2 x 1 Campo Mourão
Esporte Futuro
1ª rodada – São José 2 x 1 Esporte Futuro/Toledo
2ª rodada – Esporte Futuro/Toledo 4 x 3 Cascavel
Pato
1ª rodada – Assoeva 2 x 2 Pato Futsal
2ª rodada – Corinthians 2 x 2 Pato Futsal
Foz Cataratas
1ª rodada – Santo André/Intelli 1 x 6 Foz Cataratas
2ª rodada – Jaraguá 7 x 0 Foz Cataratas
Umuarama
1ª rodada – Jaraguá 2 x 3 Umuarama
2ª rodada – Praia Clube 8 x 1 Umuarama
Marreco
1ª rodada – Joaçaba 1 x 3 Marreco
2ª rodada – Marreco 3 x 8 Atlântico
Jogos da 3ª rodada
07/04 – 20h30 – ACBF x Esporte Futuro/Toledo
08/04 – 19h00 – Campo Mourão x Jaraguá
08/04 – 20h00 – Umuarama x Joinville
09/04 – 11h00 – Cascavel Futsal x Minas
09/04 – 11h00 – São José x Marreco
10/04 – 19h00 – Pato Futsal x Santo André/Intelli
10/04 – 20h15 – Foz Cataratas x Praia Clube
Com Catve