O Presente
Esportes

Atletas da Acorre Rondon vão participar da Corrida Internacional de São Silvestre 

calendar_month 28 de dezembro de 2019
4 min de leitura

Todos os anos, milhares de atletas do mundo inteiro desembarcam no Brasil para participar da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece sempre no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Neste ano, entre esses milhares de atletas estarão cinco integrantes da Acorre Rondon, Associação dos Corredores de Marechal Cândido Rondon.

A edição de 2019 da Corrida Internacional de São Silvestre é a 95ª da história, sendo a competição de rua mais famosa do país e a mais importante da América Latina. Neste ano, participam da prova 35 mil corredores inscritos.

 

Quem são

Os sócios da Acorre Rondon e que levarão o nome de Marechal Cândido Rondon para a maior corrida de rua da América Latina são:

Carmen Frantz Kliemann: 38 anos, professora, corredora há três anos. Para ela, participar da São Silvestre é a realização de um sonho. “É sinônimo de persistência. Estou muito feliz em poder participar”, enaltece.

Eni Santos: 51 anos, instrumentadora cirúrgica, corredora há três anos. “Saí do sedentarismo e da obesidade mórbida através da corrida de rua, e correr a São Silvestre será meu momento de agradecer a Deus por tudo de bom que a corrida me trouxe. A corrida salvou minha vida”, destaca.

Fábio da Silva: 28 anos, estudante de Educação Física, corredor há um ano. Ele comenta que fechar o ano correndo a São Silvestre é a maior vitória na vida de um corredor. “Estou muito feliz. Vou fazer o meu melhor”, ressalta.

Ivete Ivanir Freitag: 46 anos, empresária, corredora há dois anos. “A São Silvestre é uma corrida que todo corredor sonha em ter no currículo. Meu único objetivo é cruzar a linha de chegada e ser muito feliz ao lado dos meus amigos”, enfatiza.

Veruska Marinho: 35 anos. “Corro há três anos, mas esse último ano quase não corri. A São Silvestre é um sonho para mim. Não consegui me preparar como queria, como é o certo, mas é um sonho e vou com fé, força, garra e coragem para conseguir finalizar esses 15 quilômetros”, expõe.

Os cinco atletas que participarão da São Silvestre treinam com planilhas de corrida sob orientação de um educador físico.

Conforme integrantes da Acorre Rondon, a associação sente-se orgulhosa de ver sua bandeira sendo representada em uma corrida tão importante. Eles desejam uma boa prova a todos e convidam os rondonenses a assistir a transmissão ao vivo da São Silvestre, na terça-feira, a partir das 07 horas.

 

Integrantes da Acorre que vão participar da São Silvestre: Carmen Frantz Kliemann, Eni Santos, Fábio da Silva, Ivete Ivanir Freitag e Veruska Marinho (Foto: Acorre Rondon)

 

Quarteto feminino da Acorre: Carmen Frantz Kliemann, Eni Santos, Ivete Ivanir Freitag e Veruska Marinho: realização de um sonho (Foto: Acorre Rondon)

 

A corrida: 95ª da história

A edição de 2019 da Corrida Internacional de São Silvestre é a 95ª da história. A prova pedestre mais tradicional do Brasil acontece mais uma vez em 31 de dezembro, que em 2019 cai em uma terça-feira, na região central de São Paulo. A Fundação Cásper Líbero é a detentora dos direitos do evento.
Devido à ausência de horário de verão na temporada 2019/2020, a largada do pelotão geral foi antecipada para as 08h05. A primeira da manhã será a dos cadeirantes, prevista para as 07h25; as corredoras da elite largarão às 07h40.

Outra novidade de 2019 é o número máximo de atletas, que, segundo o regulamento, será de 35 mil, isto é, cinco mil a mais que nas mais recentes edições.

A largada e a chegada serão mantidas na Avenida Paulista: o início será autorizado na altura do número 2.000 e o término será diante do prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900.

O começo
Tudo começou com o jornalista Cásper Líbero, que se inspirou em uma corrida noturna francesa em que os atletas carregavam tochas. Após assistir ao evento em Paris, na França, em 1924, ele quis realizar uma prova noturna em São Paulo, cuja primeira edição aconteceu quase ao fim de 31 de dezembro de 1925. Tem esse nome porque homenageia o santo do dia.

A São Silvestre foi disputada na noite de 31 de dezembro até 1988. Em 1989, passou a ser realizada à tarde. Desde 2012 acontece no período da manhã. E desde 1991 o percurso da prova tem 15 km.

A partir desta 95ª edição, passou a ser uma prova da categoria bronze da World Athletics (antiga Iaaf), o que a tornou mais atraente para atletas de ponta estrangeiros.

 

O Presente

 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.