Depois de quase um ano e meio sem competições em razão da pandemia, o BMX paranaense está de volta. No último domingo (08) aconteceu a 1ª etapa da Copa Toledo de Bicicross, evento que reuniu cerca de 100 atletas representando as cidades de Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Cascavel, Palotina, Foz do Iguaçu e Londrina, além dos donos da casa, e serviu de “laboratório” para a Federação Paranaense planejar o Campeonato Estadual da modalidade.
Com um quinto da composição no gate de largada (20 atletas), a Associação Rondonense de Bicicross (ARB) mais uma vez se destacou, com 17 pilotos chegando às finais de suas respectivas categorias, sendo que muitos deles competiram em classes superiores às suas para tentar aprimorar sua técnica.
Os destaques ficaram por conta de Rafael Batista, campeão na classe cruizer 15/16 anos e 3º lugar na boys 15/16 anos; Elton Christmann, 2° lugar no MTB; além dos terceiros colocados Vítor Samuel (boys 5/6 anos), Getúlio Cruz (elite máster), Gustavo Schroder (boys 11/12 anos), Ayla Melo (girls 10/12 anos) e Leonardo Tonin (elite).
O piloto e coordenador da ARB, Matheus Eduardo da Silva (Plasticão), avaliou de maneira positiva a presença da equipe rondonense em Toledo. “Nossa equipe obteve ótimos resultados. Poderíamos até ter ido melhor, mas é preciso levar em conta que alguns atletas não estavam treinando devido às restrições e cuidados com a pandemia. Todos os atletas que estavam lá deram o seu melhor, queriam vencer, porque a gana de vitória e vontade de ganhar após um ano e meio sem competir eram muito grande”, enalteceu, acrescentando: “Nossa participação tende a melhorar nas próximas competições e a ARB deve voltar a brigar por títulos, pois sempre nos destacamos em algumas categorias com atletas fortes”.
Enquanto segue com os treinamentos, Plasticão antecipa que pretende trazer em breve um evento de BMX para Marechal Rondon e agradece aqueles que contribuem para o desenvolvimento da modalidade. “A Federação está planejando o calendário e em breve teremos as definições. Vamos sentar também com secretário (de Esporte e Lazer) Diogo Schneider para ver se conseguimos realizar, em breve, alguma prova no município para marcar o retorno das competições em nossa cidade. Não posso deixar de agradecer a Deus e às pessoas da diretoria, aos atletas e aos pais. O evento em Toledo foi maravilhoso. Há tempos não via nossa equipe tão unida. A ARB tem crescido muito nos últimos anos e esperamos seguir nesse caminho”, finalizou, lembrando que para o mês de novembro está prevista uma prova que integra a programação dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná.
Gustavo da Cunha/O Presente