Dois atletas da equipe de badminton de Marechal Cândido Rondon receberam, nesta sexta-feira (05), menção honrosa do Colégio Estadual Paulo Freire pelo bom desempenho alcançado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados no Rio de Janeiro, recentemente. Tratam-se de Eduardo Luiz Godois Alves e Letícia Beatriz Bach, que são alunos do colégio e representaram o município na competição.
Eduardo competiu nas categorias individual e dupla, enquanto Letícia disputou pelas categorias individual, dupla e mista.
“Os jogos são muito diferentes dos campeonatos paranaenses que participamos. Mudam as quadras, as petecas e a jogabilidade dos atletas. Tudo é mais avançado e complicado”, comentou, na oportunidade, Eduardo, que faturou duas medalhas de prata .
Letícia não conquistou medalha nos JEBs, mas nem por isso desanimou. “É um aprendizado que serve de preparo para outras competições”, considera.
Orgulho
O treinador de badminton, Alan Chapla, não esconde o orgulho da dupla. “A gente sabe do nível da dificuldade e os desafios que enfrentamos. Representar o município e estar entre atletas de todo o Brasil é motivo de orgulho e incentivo”, enfatiza.
Trabalho que vale a pena
A diretora do Paulo Freire, Ana Regina Schueigerti, lembra que o colégio começou a ofertar a modalidade em 2012. “Tínhamos apenas seis raquetes, nenhum professor, mas muita vontade de fazer. Então, um professor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de Educação Física entrou em contato com um aluno dele de Cascavel, que passou a vir ensinar a professora e os alunos. Olhar para estes atletas hoje e ver o lugar que conseguimos chegar nos deixa muito orgulhosos. É um trabalho que vale a pena”, contou ela.
Projeto
Ao todo, 40 alunos do Paulo Freire estão inscritos no projeto de badminton. “A intenção é que a gente comece a ofertar a modalidade desde o início do ano letivo 2022. Não só para os nossos alunos, mas também para as demais comunidades escolares”, expõe Ana.
Para a diretora, o esporte ofertado dentro da escola transforma o aluno. “Ele muda a postura, tem mais cuidado com o patrimônio e maior responsabilidade com os estudos”, opina.

Homenagem aos atletas de badminton aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), no Colégio Paulo Freire: ambos são alunos da instituição (Foto: Daniel Felício/OP)
O Presente