Neste final de semana aconteceu em Franciso Beltrão, no sudoeste paranaense, a ExpoBel 2018, tradicional feira da cidade. Dentre os destaques da feira, estão as provas de rodeio e de três tambores, onde duas rondonenses conseguiram importantes resultados.
Viviane Burgin Fischer foi primeira colocada na prova, com o tempo de 12.945 segundos.
Franciele Navarini Giacobbo ficou com a terceira colocação, com o tempo de 13.254 segundos.
Viviane Fischer, primeira colocada da prova, destaca que está competindo há pouco tempo. “Estou competindo a três anos, fui finalista da Expo Rondon em 2017, e também da Expo Terra das Águas. Foi meu primeiro título de campeã em um rodeio, e o primeiro com esse animal, estou com ele a quatro meses somente”, destaca a amazona.
Ela também ressalta a importância do cavalo. “É um animal que tem tudo para ter uma carreira nos três tambores, ele é novo ainda é está em fase de treinamento, estamos nos conhecendo e formando conjunto, mas com a graça de Deus já consegui o primeiro título, muito importante pra mim” finaliza.
Acompanhe a prova que lhe rendeu o primeiro lugar na competição. (Imagens Reprodução/Facebook)
Três Tambores
Esta prova combina a habilidade atlética do cavalo e da amazona para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível.
A contagem é feita por um dispositivo eletrônico e começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. A medida oficial entre os tambores é de 27,50m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º, podendo variar conforme a disposição da pista. A derrubada de cada tambor penaliza a competidora em cinco segundos acrescidos ao tempo final. O tempo da amazona depende de vários fatores mais comumente associados às condições físicas e mentais do cavalo, às habilidades da competidora e ao tipo de solo.
O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o término da apresentação, se o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, a competidora é desclassificada.