Ford Ka 2020
Esportes atleta internacional

Boliviana que treina em Toledo participa de Mundial na Rússia

(Foto: Eliane C. Torres)

A atleta boliviana Francesca Genuzio Paz, que treina em Toledo desde 2014, junto com a irmã, Antonella, vai participar nesta semana de seu primeiro campeonato mundial de Ginástica Rítmica. A ginasta, que já participou, representando o seu país de campeonatos sul-americanos, vai disputar pela primeira vez ao lado de atletas de grandes potências mundiais, no Campeonato Mundial Juvenil da Rússia. A competição será em Moscou, de 19 a 21 de julho. Francesca viajou nesta segunda-feira, 15, juntamente com a professora Solange Martins Paludo, e representará a Bolívia na competição.

“Será uma oportunidade de competir com grandes atletas mundiais. Estou treinando bastante e espero dar o meu melhor em quadra”, disse a atleta. Há quase cinco anos ela transferiu residência para o Brasil e escolheu Toledo para treinar. Seu objetivo era melhorar o desempenho na ginástica rítmica e desde então tem participado de competições estaduais e nacionais, representando o clube, e também de campeonatos internacionais, porém representando o seu país de origem, a Bolívia.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

A professora Solange, que de última hora foi escalada para acompanhar ginasta, em função de um acidente de trânsito da técnica Anita Klemann, também está feliz com as possibilidades. Ela acredita que a participação da atleta será uma experiência única, que poderá agregar muito em seu currículo. Além dos resultados, trará uma experiência e motivação extras à atleta. Como técnica, ela também pretende buscar experiência e motivação com atletas e técnicas de outros países, que pretende trazer para Toledo e aplicar no treinamento da equipe. No retorno a Toledo, Solange retoma os treinamentos com a equipe infantil, que irá representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, em outubro.

O conjunto conquistou a vaga na seletiva realizada paralelamente ao Campeonato Brasileiro de Ginástica, categoria infantil. Na mesma competição, Isabelle Novelli assegurou a vaga de titular no individual e Maria Eduarda Alexandre como reserva.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

 

Com assessoria

TOPO