A notícia de instalação de um centro de excelência do Coritiba Foot Ball Club em Marechal Cândido Rondon deu um “up” no meio esportivo local, movimentando tanto atletas quanto pais de pretensos jogadores, que viram a novidade como uma oportunidade para revelar talentos e formar craques no futebol.
A Escolinha de Futebol do Coxa no município é fruto de uma parceria com o Marechal Futsal e foi anunciada no último dia 20, por ocasião de um jogo do Marechal Futsal no Ginásio de Esportes Ney Braga.

Primeira
De acordo com o gestor do Marechal Futsal, Cristiano Bortolon, há grandes expectativas para a estreia da escolinha. “Essa é a primeira escolinha de um time de escudo em Marechal Rondon. Será uma grande oportunidade para os atletas”, enfatiza.
Ao O Presente, ele menciona que o Coxa desejava abrir escolinhas no Estado e viu com bons olhos a estrutura de trabalho e organização do Marechal Futsal. “Eles nos procuraram para saber se havia interesse em abrir a escolinha aqui para ser um centro de excelência deles. Nós analisamos e, como já estamos fazendo um trabalho social com o campo em Marechal Rondon, topamos a parceria com o Coxa. Além disso, o futsal hoje está ligado à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que coordena o futebol de campo também”, expõe.
Preparação
Faltando pouco mais de um mês para o primeiro treino da escolinha, os preparativos estão a todo vapor. “Dias 13 e 14 nossos professores farão uma capacitação em Curitiba, no clube do Coritiba, para ver as novidades dos treinamentos deles para aplicarmos em Marechal Rondon”, conta.
O lançamento está marcado para 1º de julho, quando os clubes irão promover um coquetel de estreia. No dia seguinte, 02 de julho, acontecerá o primeiro treino de campo na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Treinamentos
Segundo Bortolon, crianças a partir dos seis anos podem ingressar na escolinha de futebol Coritiba/Marechal Futsal. “No momento será ofertado apenas para meninos, mas vamos fazer a adaptação para o feminino”, adianta.
Os treinamentos vão acontecer em dois turnos: das 09 às 11 horas e das 15 às 17h30. Nas segundas e quartas-feiras os treinos serão na Arena Gol de Placa Futebol Society, na Avenida Rio Grande do Sul, e nas sextas-feiras os atletas treinam no campo da AABB.
“Neste primeiro momento os treinos são só no campo, mas pretendemos fazer na quadra também futuramente. Os amistosos vãos acontecer aos sábados”, relata Bortolon.
Mensalidade
A mensalidade da escolinha Coritiba/Marechal Futsal será de R$ 100 e os interessados podem se inscrever pelo telefone (54) 9622-7111 (Narciele). “Começaremos com cerca de 80 alunos e estamos fazendo o possível para atender o máximo de crianças possível. A expectativa é atender algo entre 100 e 150 crianças”, estima.

Potencial rondonense
A escolinha garante mais “campo” para atletas rondonenses se desenvolverem no mundo do esporte, afirma Bortolon. “Nossa intenção é dar oportunidade para os meninos de Marechal Rondon e região. Antigamente, não víamos os atletas daqui jogando. Agora trouxemos o técnico da Seleção Brasileira de Futsal para coordenar o sub-20 e ser auxiliar no adulto. Ele coloca os meninos para jogar”, enaltece, acrescentando que os esportistas têm se destacado: “Dois atletas foram campeões sul-americanos pela Seleção Brasileira há 15 dias, em Rosário, na Argentina, representando o Brasil no sub-18. A escolinha é uma sementinha que estamos plantando para o futuro”.
“Bom de bola, bom na escola” oferece treinamento gratuito
Além da parceria com o Coritiba Foot Ball Club, o Marechal Futsal também está à frente do projeto “Bom de bola, bom na escola”, que oferece treinamento gratuito para pequenos rondonenses. “Esse trabalho social acontece em três campos: na Assemar (Associação dos Servidores Municipais de Marechal Rondon), no São Lucas e no Botafogo. É de graça e qualquer um pode participar”, informa o gestor do Marechal Futsal, Cristiano Bortolon.
Rondonenses de oito a 15 anos podem participar dos treinamentos, tanto meninos quanto meninas. “Pretendemos chegar a 250 crianças atendidas no projeto”, estima.
Campo e quadra
Os treinamentos do “Bom de bola, bom na escola” acontecem tanto no campo quanto na quadra, comenta o gestor. “Temos essa metodologia para saber onde o atleta vai bem, senão joga só um e abandona o outro. Com os dois treinamentos ele pode decidir quando estiver maior se quer campo ou futsal. É assim que fazem no Coxa e no Corinthians”, exemplifica.
Ele garante que essa técnica impulsiona o potencial de jogo dos atletas. “Então, se o jogador é de campo, ele pega a bola e toca longe, com pouco atrito entre atletas, enquanto no futsal é tudo pertinho, porque a quadra é menor. Antigamente, o pessoal jogava na rua e era bem apertado, então tinha que driblar o adversário, o que estimulava os jogadores. Os atletas mais habilidosos vêm do futsal, porque na grama é sempre mais difícil de ‘trabalhar’. Jogadores como Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Robinho começaram a driblar no futsal”, menciona.

Bolsas para escolinha do Coxa
Os atletas que participam do “Bom de bola, bom na escola” terão 30 bolsas para participarem também da escolinha do Coritiba/Marechal Futsal. “Serão escolhidos dez atletas que se destacarem em cada polo e eles terão essa oportunidade com mensalidade e materiais livres para poderem se aprimorar”, enaltece.

O Presente