Foram definidas na noite de ontem (04), em congresso técnico realizado na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de Marechal Cândido Rondon, as fórmulas de disputa do Campeonato Municipal de Futsal 2022, promovido pela SMEL, que terá seu início no próximo dia 12, com a tabela ainda a ser divulgada pela organização.
No naipe feminino, cinco equipes estão confirmadas: Meninas de Ouro, Tintas Rondon, Jaclani Esportes, Firmeza Football Club e Futsal MCR/ G7 Barber Club. Ficou definido, porém, que as inscrições ficarão abertas até a próxima segunda-feira (11).
A ideia é fechar seis equipes e repetir o número de times do ano passado. Se isso acontecer, as duas melhores equipes da 1ª fase, que será disputada em formato todos contra todos, em turno único, avançam diretamente para a se final, com as equipes que ficarem entre o 3º e 6º lugares disputando jogos de ‘repescagem’ para definir mais dois semifinalistas, com vantagem do empate para o 3º e 4º colocados. Se mantiver o número de cinco times, os quatro primeiros avançam à semifinal.
Masculino
Já no masculino, 22 equipes confirmaram presença no Municipal. Na 1ª fase, elas foram divididas em quatro chaves, com seis e cinco equipes, avançando os quatro primeiros de cada grupo para as oitavas de final.
Nas fases mata-mata, haverá decisão por pênaltis em caso de empate no tempo normal. A exceção será na grande final, quando haverá prorrogação antes das penalidades máximas.
“É um número expressivo de equipes, que confirma o Municipal de Futsal como uma das competições pela comunidade esportiva rondonense. Vamos contar com aproximadamente 450 pessoas diretamente envolvidas na competição, dentre atletas, comissões técnicas, dirigentes, arbitragem, em um processo de suma importância que é o fomento do esporte comunitário do nosso município. Essa é uma política pública importante a ser desenvolvida, que tem o total apoio do nosso prefeito Marcio (Rauber) e do vice Ila (Ilario Hofstaetter), que nos dão total autonomia e nos pedem para que esses projetos e competições sejam desenvolvidos e executados, visando atender da melhor forma nossa comunidade e proporcionando lazer, esporte e consequentemente uma melhoria na saúde e qualidade de vida dos rondonenses. Ficamos muito felizes com esse número de equipes, a competição começa dia 12 e esperamos realizar mais uma edição com muito sucesso, como vem acontecendo nos últimos anos”, destacou Diogo Schneider, o Bolha, secretário de Esporte e Lazer de Marechal Rondon.
As rodadas vão acontecer nas terças e quintas, com jogos no Ney Braga, Vila Gaúcha e CEMIC.

Gustavo da Cunha/O Presente