Entre os dias 1º e 2 de fevereiro, o Brasil enfrentará a França, pela primeira rodada das Qualifier da Copa Davis. Com João Fonseca, Marcelo Melo e Thiago Wild entre os convocados, o time brasileiro tem a missão de vencer os franceses após 25 anos sem este confronto.
Os atletas convocados pelo Brasil são: João Fonseca (99º na simples, 854º nas duplas), Thiago Wild (76º na simples e 417º nas duplas), Matheus Pucinelli (302º na simples e 444º nas duplas), Rafael Matos (não ranqueado na simples e 38º nas duplas) e Marcelo Melo (não ranqueado na simples e 39º nas duplas). O capitão é o ex-tenista Jaime Oncins.
Já os franceses convocados são: Ugo Humbert (15º na simples e 390º nas duplas), Arthur Flis (19º na simples e 192º nas duplas), Giovani Mpethsi (30º na simples e 271º nas duplas), Benjamin Bonzi (62º na simples e 287º nas duplas) e Pierre Hugues-Herbert (179º na simples e 277º nas duplas), capitaneados por Paul-Henri Mathieu.
Em Orleans, João Fonseca vê com bons olhos a disputa após o segundo dia de treinos.
“Essa é uma quadra mais rápida, mas já venho de alguns torneios com essas características e consegui bons resultados. Estou me sentindo bem aqui e quero continuar nesse ritmo para chegar em alto nível nos jogos”, disse o tenista carioca.
Thiago Wil, o brasileiro melhor colocado no ranking ATP, destaca a união da equipe para superar os desafios. “Somos um time muito forte, onde todos dão as mãos. Chegamos bem aqui, nos adaptamos às condições e é uma bola que já estamos habituados. Então temos uns dias a mais ainda para nos preparar e chegar forte no confronto”, pontuou.
No sábado (1º), haverá dois jogos de simples com início às 10h30 (horário de Brasília). No domingo (2), os atletas entram em quadra para uma partida de duplas a partir das 10 horas (horário de Brasília) e outra de simples na sequência. Se o confronto ficar empatado, teremos uma partida de simples que definirá a equipe vencedora.
Brasil busca repetir feito de 25 anos atrás
Mesmo atrás no confronto direto, é doce a lembrança da última vez em que o Brasil enfrentou a França em uma Copa Davis. Com Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Oncins (hoje capitão) e Francisco Costa, os brasileiros não tomaram conhecimento dos europeu e saíram com a vitória por 4 a 1.
A última partida entre as seleções foi disputada em Florianópolis, em Santa Catarina, terra de Guga.
Dois do time brasileiro entre os 100 melhores do mundo
Nesta segunda-feira (27), houve a confirmação de que Thiago Wild, João Fonseca e Thiago Monteiro estão entre os 100 melhores tenistas do mundo segundo o ranking ATP. Com isso, o país volta a ter três integrantes nestas posições após oito anos.
Com O Tempo