O técnico da Seleção Brasileira de futsal, Marquinhos Xavier, convocou na quarta-feira (04), em evento realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ), os 16 jogadores que vão disputar a Copa do Mundo entre os dias 12 de setembro e 03 de outubro, na Lituânia.
A lista conta com oito atletas que atuam no futsal brasileiro, representando quatro das principais equipes do país (Magnus, Carlos Barbosa, Joinvile e Corinthians) e oito que jogam na Europa, dentre eles dois velhos conhecidos dos torcedores de Marechal Cândido Rondon e região: os alas Gadeia e Dyego, que despontaram para o futsal brasileiro após o título da Série Ouro em 2009 e principalmente ao chegar na decisão da Liga Nacional 2010 com a camisa da Copagril, comandada justamente por Marquinhos Xavier, e que hoje defendem as cores dos espanhóis El Pozo e Barcelona, respectivamente.
Outro jogador convocado que também já jogou em Marechal Rondon é o fixo Marlon, atualmente no Palma, da Espanha.
Durante entrevista coletiva, Xavier falou sobre a busca pelo octacampeonato mundial (hexa, se contar apenas a era Fifa). “Temos que ser humildes. Sabemos que os países evoluem. Por outro lado, temos uma hegemonia a defender, que é a história do nosso futsal. Temos uma equipe extremamente capacitada para buscar esse título. Estamos indo com esse desejo de trazer esse título para o Brasil, mas sempre respeitando o crescimento dos outros países. Temos fortes concorrentes. A nossa missão é nos concentrarmos naquilo que temos que fazer, na nossa capacidade de desenvolver um grande futsal e trazer, mais uma vez, essa importante conquista”, destacou o técnico da Seleção.
Na 1ª fase da Copa do Mundial, o Brasil estará no grupo D, ao lado de República Tcheca, Panamá e Vietnã. No total, 24 seleções disputarão o título, com 16 (os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados) avançando às oitavas de final.
Programação
A apresentação dos convocados será na segunda-feira (09), quando serão feitas avaliações físicas e fisiológicas na Granja Comary. Entre 12 e 28 de agosto, a Seleção treina no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Em seguida, o Brasil viaja para a Polônia, onde fará quatro amistosos, dois contra a seleção local e dois contra a Sérvia, antes da chegada à Lituânia, no dia 09. A estreia contra o Vietnã está marcada para 13 de setembro.
CONVOCADOS
Goleiros Guitta/Sporting (POR), Djony/Magnus e Willian/Joinville
Fixos Rodrigo/Sorocaba, Marlon/Palma (ESP) e Lé/Corinthians
Alas Arthur/Benfica (POR), Leozinho/Sorocaba, Dyego/Barcelona (ESP), Leandro Lino/Sorocaba, Bruno/ Ukhta (RUS) e Gadeia/El Pozo (ESP)
Pivôs Ferrão/Barcelona (ESP), Pito/Barcelona (ESP), Rocha/Carlos Barbosa e Dieguinho/Joinville
Gustavo da Cunha/O Presente