Na noite da última sexta-feira, 19 de setembro de 2025, o judô proporcionou mais um momento maravilhoso, desta vez na comunidade rural do distrito de Iguiporã, interior do município de Marechal Cândido Rondon.
Foi realizada uma solenidade para marcar o lançamento de um dos mais importantes projetos sociais até aqui (se não o mais) naquela comunidade, trata-se do “Judô: Educação para a Vida Toda”, amparado pelo Governo do Paraná e patrocinado integralmente pela Copel, e que está sendo executado pela Associação Chronos de Judô, atendendo as crianças da escola municipal Floriano Peixoto, e também adolescentes do Colégio Estadual do Campo Nilso Franceski, de Iguiporã, e também na Vila Gaúcha, na sede do município, ambos em parceria com as respectivas Comunidades Evangélicas Luteranas locais.
Estiveram presentes o ex-presidente da Federação Paranaense de Judô, Sensei Kodansha 8° Dan, Renato Fruehwurt, o Secretário de Esportes e Lazer Claudinei Lopes Mainardes, a Diretora Inês Kist e as Coordenadoras Sílvia Bedin e Val, da escola municipal Professor Osvino Carlos Weirich, além da Diretora e da Coordenadora Marlei Ross, da escola municipal Floriano Peixoto, anfitriãs do evento. Presença ilustre também do primeiro faixa preta de judô do Oeste do Paraná, de 1970, o Sensei Armando Shoshi Horikawa.
O projeto é amparado pelo Proesporte, do Governo do Paraná, e patrocinado integralmente pela Copel. A execução está a cargo da Associação Chronos, que tem à frente da Coordenação Técnica e Pedagógica o Sensei Irineu Roberto Schmidtke, faixa preta 4°Dan, profissional de Educação Física e que declarou ser essa ação em Iguiporã um grande e importante marco no atendimento às comunidades até agora mais à margem das políticas públicas de inclusão social.
Com ampla experiência em projetos sociais para crianças e adolescentes, ele destacou a iniciativa da Coordenadora Marlei Ross para que a comunidade escolar de Iguiporã recebesse o projeto, e agradeceu o apoio da Diretora Tânia Viviane Freitag Schumann para que isso rapidamente se tornasse uma realidade na comunidade. Reafirmou o seu compromisso com a educação integral das crianças, na busca pela construção de campeões e campeãs principalmente na vida. “As medalhas em competições serão somente uma mera consequência do aperfeiçoamento dessas crianças incríveis como seres humanos através do judô – a participação delas em competições será mais um meio para que, sendo os homens e as mulheres do amanhã, e nossas sucessoras, elas possam conquistar a vida extraordinária que nasceram para conquistar”.
A noite foi marcada também pela presença encantadora da Segunda Princesa Miss Quatro Pontes e candidata ao título de Miss Paraná Woman Eco, Lívia Gozzer Schmidtke, que compôs a Mesa de Honra e também atendeu as crianças numa sessão de fotos exclusiva. O Sensei Irineu destacou ainda a contribuição do poder público local, através da Secretaria de Esportes e Lazer, para com o sucesso do projeto. “Foi uma noite abençoada, onde a Educação, os valores, o amor e a família brilharam – nossos agradecimentos a todos que estão contribuindo para com o sucesso desse projeto nas escolas públicas de Marechal Rondon”, concluiu.












Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp