Copagril
Esportes Divisão B

Confrontos definidos: as semifinais do futebol nos JAPS em Dois Vizinhos

(Foto: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)
  • (Fotos: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

  • (Fotos: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

  • (Fotos: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

  • (Fotos: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

  • (Fotos: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

  • (Fotos: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

  • Camisa 10 de Francisco Beltrão (de azul), Victor Souza marcou três gols na vitória de 5 a 0 sobre Honório Serpa

    (Fotos: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

  • Camisa 10 de Francisco Beltrão (de azul), Victor Souza marcou três gols na vitória de 5 a 0 sobre Honório Serpa

Mais quatro equipes se despediram, nesta sexta-feira (12.07), da fase regional do 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS) – Divisão B, em Dois Vizinhos. As disputas do futebol de campo abriram a 2ª etapa da competição, que até domingo (14.07) apresentará o seu campeão.

O campo da Associação Recreativa Eclypse foi palco dos confrontos que decidiram os dois primeiros classificados às semifinais. Diante de Chopinzinho, o forte elenco de Coronel Vivida abriu o placar logo no início, com gol do camisa 9 Breno Kessler. Pouco depois, Breno ampliou o marcador para 2 a 0. Neste momento, os adversários buscaram uma reação, diminuindo a vantagem com gol de Manoel Lima, fechando o primeiro tempo em 2 a 1. No retorno do intervalo, os chopinzinhenses foram pra cima, criando várias chances de balançar à rede, até que aos 4’ do segundo tempo deixaram o placar tudo igual, com gol de Bruno Pigosso. O time coronel-vividense apostou na saída em velocidade e Breno conseguiu fazer o seu na partida, resultado que administraram até o apito final, passando às semifinais.

Casa do Eletricista PISCINAS

De outro lado, o selecionado de Palmas mediu força com Itapejara do Oeste, protagonizando um jogo equilibrado do início ao fim. Mesmo investindo pesado um sobre o outro, as duas equipes não conseguiam abrir o placar, até que aos 8’do segundo tempo o jogador palmense Israel Machado balançou a rede e garantiu a vitória para Palmas, que comemorou a classificação à semi, diante de Coronel Vivida. O jogo acontece neste sábado (13.07), às 15h30, no Estádio Olho Vivo.

Já Sulina e Renascença terminaram a partida com placar empatado em 1 a 1, levando a decisão de quem avançaria à reta final para a cobrança dos pênaltis. Depois de uma defesa do goleiro renascenseano, Alisson Endres garantiu a vitória e colocou o time de Renascença na semifinal dos JAPS ao marcar o quinto pênalti, 5 a 4. “Agradeço a confiança do grupo em mim, por confiarem no meu trabalho”, disse o meio campista.

Natural de Renascença, Endres iniciou sua carreira nos gramados em 2015, quando ingressou no Caxias do Sul, clube que vestiu a camisa por um ano, saindo para compor o elenco de Chapecó, onde permaneceu por três anos e meio. No fim deste mês ou início de agosto se apresenta no Club Athletico Paranaense, reforçando o elenco sub-20. “Morava em Chapecó e em 2011 nos mudamos para Renascença, onde comecei a jogar bola na Escolinha de Futsal. Na época, com 10 anos, disseram que eu tinha futuro e meus pais investiram em mim, estou buscando o meu espaço”, contou o camisa 18, que não esconde o orgulho em defender Renascença na competição: “É um orgulho imenso vestir essa camisa, porque você sabe que todo mundo que sai pra jogar bola não é fácil, passa por dificuldades, e defender a camisa do município é muito importante pra mim”, destacou.

O técnico Jeferson Folle avalia a atuação do elenco nas quartas de finais: “Foi um jogo bom, mais nosso time pecou muito no primeiro tempo, muito balão, os atletas pareciam apavorados. Mas, a hora que colocamos a bola no chão, conseguimos fazer o nosso jogo, que é tocar a bola, sair, chegar na frente, na verdade levamos sorte, achamos um gol e conseguimos chegar nos pênaltis. Sabíamos que pelo menos um pênalti nosso goleiro iria pegar, ele é muito bom mesmo”, afirmou Folle, contando que receberá o reforço do volante Wagner e do atacante Pedro para a semifinal.

A última vaga à semi foi conquistada por Francisco Beltrão, que superou na fase mata-mata Honório Serpa, por 5 a 0, com gols de Tiago Morais (1), Victor Souza (3) e Lucas de Oliveira (1). Na decisão de quem avança à final se encontra com Renascença, às 13h15, no Estádio Olho Vivo.

Com os três gols marcados na partida desta sexta-feira, Victor somou oito tentos em três jogos disputados. “Fico feliz em poder contribuir com a equipe, vamos avançar à semifinal, espero poder novamente ajudar a minha equipe com gols”, frisou o camisa 10, ressaltando a dificuldade que terão para barrar o ataque de Renascença: “É um time bom, bastante compactado, esperamos um jogo bem difícil. Vamos buscar explorar o chute de longa distância, trabalhar bem a bola, que é a marca da nossa equipe tocar bastante a bola, tentar furar a retranca deles pra sair na frente do placar, que é primordial”, declarou o jovem talento, que também já vestiu a camisa do Caxias do Sul, teve passagem por Londrina e atualmente joga os campeonatos amadores na região Sudoeste.

Com uma equipe bastante experiente, que já disputou Campeonato Paranaense nas categorias sub-15 e sub-17, o treinador Aucione Vaz anseia por um grande confronto, repleto de todos os ingredientes de uma grande decisão. “Essa equipe joga junto há muito tempo, todos se conhecem, o que facilita muito durante o jogo a troca de passe, o trabalho com a bola e a criação de jogadas para fazer gols. Para reforçar a zaga, na semifinal vou contar com o retorno dos zagueiros Ruan Vesconi e Paulo Silveira”, enfatizou.

Os vencedores se encontram para a decisão do título no domingo (14.07), às 10h. Já a disputa pela medalha de bronze acontece às 08h.

 

Demais decisões

No sábado entram em cena as equipes de bocha. Os selecionados de Chopinzinho e Marmeleiro dão início, às 09h, às semifinais da modalidade. Já à tarde, a partir das 13h30, os donos da casa jogam com Pato Branco pela segunda vaga a grande decisão. Os vencedores disputam à final às 19h, enquanto a decisão de 3º lugar acontece às 16h. Todas as partidas serão realizadas no Clube 12 de Setembro.

O Ginásio de Esportes Teodorico Guimarães será a casa do futsal na reta final da modalidade. Em busca do tetracampeonato da competição, a seleção feminina de São Jorge do Oeste joga a semifinal, às 13h30, contra as meninas de Pato Branco. A segunda vaga à final será decidida, às 17h, entre as anfitriãs e Coronel Vivida. As vencedoras se enfrentam pela medalha de ouro e pela classificação à fase final no domingo, às 10h, enquanto a decisão do 3º lugar acontece às 08h.

Na competição masculina, Palmas entra em quadra às 14h30 diante de Mariópolis, e às 15h45 Coronel Vivida mede força com Chopinzinho. A partida que define o campeão acontece no domingo, às 11h, ao passo que o jogo pela medalha de bronze será às 09h.

Por sua vez, para decidir quem avança à final do voleibol, os times masculinos de Pato Branco e Chopinzinho abrem a disputa no sábado, às 15h, no Ginásio de Esportes Jirauzão. Em seguida, às 16h30, os pratas de casa encontram com Francisco Beltrão. As equipes que saírem de quadra com a vitória se enfrentam pelo título regional no domingo, às 10h. Já o confronto que completa o pódio será às 08h30.

Apenas os primeiros colocados em cada modalidade e naipe, com exceção do bolão e da bocha – que credencia os dois primeiros lugares, asseguram a classificação à fase final da competição, que acontece de 23 a 29 de agosto, em Ivaiporã. As duas melhores equipes classificadas na Divisão de Acesso sobem para a principal divisão e podem já participar da Divisão A entre os dias 11 e 20 de outubro, em Toledo.

Acompanhe pela fanpage dos JAPS www.facebook.com/jogosabertospr informações diárias sobre a competição, que ocorre simultaneamente em mais 11 cidades: Assaí, Bituruna, Boa Esperança, Campo Largo, Guaraniaçu, Jandaia do Sul, Palotina, Pitanga, Prudentópolis, Tapejara e Terra Rica.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, e contam com o apoio do município de Dois Vizinhos.

 

 

Com JAPS

TOPO