Copagril – Compras no Site
Esportes Referências

Desafios da arbitragem feminina é tema do 2º painel do Simpósio On-line da Paraná Handebol

Sandra Quadros é exemplo de profissionalismo e dedicação para a nova geração de árbitros (Foto: Tchê Esportes)

O segundo painel do Simpósio Paraná Handebol – Árbitros On-line – 2ª Etapa/EAD, promovido pela Liga de Handebol do Paraná (LHPr), vai reunir neste sábado, dia 08 de agosto, cinco mulheres que são referências em suas áreas de atuação para tratar sobre os desafios da arbitragem feminina.

Para o bate-papo, a jornalista Paula Hernandez recebe a árbitra continental de handebol Sandra Quadros, a árbitra internacional de vôlei de praia Giseli Amantino, a coordenadora de arbitragem da Liga Nacional de Basquete, Flavia Almeida e a professora de Educação Física, mestre em Ciência do Movimento, Jamile Klanovicz. O encontro será transmitido pela plataforma Google Meet para os inscritos no evento, e os demais interessados em assistir podem acompanhar a live pelo facebook da Paraná Handebol, a partir das 16 horas.

Casa do Eletricista – GENCO

Com uma trajetória de 17 anos em competições estaduais, nacionais, pan-americanos, sul-americanos, mundiais e uma Olímpiada no currículo, Sandra é exemplo de profissionalismo e determinação para a nova geração de árbitros da modalidade. Formada em Educação Física, ela divide o ofício de ensinar com a arbitragem.

A catarinense Giseli iniciou sua carreira no Paraná em 1998 apitando em competições oficiais do Governo do Estado e da Federação Paranaense de Vôlei. Em 2005 foi promovida a aspirante à nacional e quatro anos mais tarde a nacional, atuando nos campeonatos brasileiros e em diversos eventos no país. Aos poucos foi migrando da quadra para o vôlei de praia, esporte que a projetou como árbitra. Em 2016 foi oficializada no quadro de árbitros internacionais da Federação Internacional de Voleibol, e atualmente atua nas etapas do Circuito Brasileiro, em mundiais e em torneios internacionais.

Além de coordenar a arbitragem da Liga Nacional de Basquete, Flavia é árbitra internacional de basquete, possui graduação em Educação Física, especialização em Treinamento Desportivo, é mestra em Educação Física com ênfase na linha de Atividade Física e Saúde, além de ser doutora em Educação Física com especialização em Psicologia do Esporte. Construiu sua carreira atuando principalmente nas áreas de atividade física, treinamento individualizado, basquete, arbitragem e educação física escolar.

Com experiência na área de educação física, história do esporte, mulheres e esporte, Jamile possui graduação em Licenciatura em Educação Física e mestrado em Ciências do Movimento Humano. Atualmente está cursando bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ex-atleta olímpica de voleibol, graduada em Jornalismo e Biologia, Fernanda será a mediadora deste painel. Após encerrar sua carreira como atleta, passou a atuar na área de organização de eventos, tendo trabalhado por 16 anos como gestora esportiva no Comitê Olímpico Brasileiro em diversos eventos e como gerente de voluntários nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

O Simpósio Paraná Handebol – Árbitros On-line visa promover a atualização sobre as principais temáticas relacionadas à aplicação das regras durante uma disputa da modalidade. O evento está sendo realizado totalmente de forma remota, entre os meses de agosto a setembro de 2020. Ao todo serão desenvolvidos 13 painéis e toda sua programação é gratuita.

INSCRIÇÕES

As inscrições para participar do evento seguem abertas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link www2.fag.edu.br/coopex/inscricao/1828. A organização solicita atenção no preenchimento dos dados na ficha de inscrição, pois essas informações serão usadas para emitir o certificado de participação para todos aqueles que atingirem frequência superior a 75%.

Além dos profissionais da arbitragem, o evento é aberto também à participação de técnicos, atletas e dirigentes do handebol, com restrição na faixa etária para nascidos até 31 de dezembro de 2002.

O Simpósio Paraná Handebol – Árbitros On-line – 2ª Etapa/EAD é realizado em parceria com a Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH) e o Centro Universitário FAG.

Programação do Simpósio Paraná Handebol I Árbitros On-line – 2ª etapa EAD:

08/08 – 16 às 18 horas – Painel 2 – Desafios da Arbitragem Feminina

10/08 – 20 às 21h30 – Painel 3 – Quadra de Jogo / Zona de Substituição / Jogador Lesionado

15/08 – 16 às 18 horas – Painel 4 – Atribuições Secretário e Cronometrista / Execução dos tiros (TS, TL e 7 metros)

17/08 – 20 às 22 horas – Painel 5 – Perspectivas e Desafios da Arbitragem do Handebol

22/08 – 16 às 18 horas – Painel 6 – Execuções dos tiros (distância de 3 metros, TLAT e TM) / Passos

24/08 – 20 às 21h30 – Painel 7 – Situações de 7 metros / Jogo Passivo

29/08 – 16 às 18 horas – Painel 8 – Pivô / Falta de Ataque

31/08 – 20 às 22h30 – Painel 9 – Desenvolvimento da Arbitragem do Beach Handball

05/09 – 16 às 18 horas – Painel 10 – Sanção Progressiva –advertência / Sanção Progressiva – 2 minutos

12/09 – 16 às 18 horas – Painel 11 – Sanção Progressiva – desqualificação / Dinâmica com vídeos sobre o tema

14/09 – 20 às 21h30 – Painel 12 – Desenvolvimento da Arbitragem do mini handebol

19/09 – 16 às 18 horas – Painel 13 – Arbitragem do Handebol em Cadeiras de Rodas

Giseli Amantino ganhou projeção internacional ao ingressar no quadro de arbitragem do vôlei de praia (Foto: Jaqueline Galvão/LHPr)

Flavia Almeida é uma das profissionais mais conceituadas do basquete em atuação no Brasil (Foto JUMP)


Jamile Klanovicz atua nas áreas de educação física, história do esporte, mulheres e esporte (Foto: Divulgação)

 

Ex-atleta olímpica de voleibol, Paula Hernandez durante o revezamento da tocha olímpica em 2016, será a mediadora do segundo painel (Foto: Divulgação)

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO