A Espanha sabia que enfrentaria uma das melhores defesas nesta edição da Copa do Mundo. Eram 11 iranianos atrás de linha da bola para impedir o toque de bola espanhol. A estratégia deu certo, mas não contava com um Diego Costa brigador, artilheiro e com muita sorte. O brasileiro naturalizado furou o bloqueio e abriu o caminho para a vitória por 1 a 0, nesta quarta-feira (20), em Kazan, pela 2ª rodada da Copa.
O triunfo foi suado e visto como um desafogo para a Espanha, que poderia se complicar no Grupo B caso empatasse novamente. Com a vitória, a equipe agora precisa de um placar simples contra o já eliminado Marrocos na próxima rodada para avançar às oitavas de final.
Como esperado, o Irã colocou em prática sua estratégia de marcação. A linha de seis impediu a troca de passes da Espanha próximo da grande área e limitou o adversário a tentar passes longos e cruzamentos. Em determinados momentos, foi possível ver os onze jogadores iranianos dentro da área para impedir os ataques espanhóis.
VAR EM AÇÃO
O goleiro do Irã colocou uma de suas defesas como candidata a ‘Luva de Ouro’ no final do torneio. Com o placar zerado, Iniesta bateu colocado na entrada da área e Beiranvand defendeu em dois tempos, fazendo uma bela ponte para impedir o gol e se esticando todo para evitar o rebote de Lucas Vázquez. Logo depois, o VAR entrou em ação para anular o gol de Ezatolahi, que recebeu o passe de um jogador impedido após uma bola levantada na área.
Espanha e Portugal lideram o Grupo B com quatro pontos, seguidos do Irã, com três, e do Marrocos, já eliminado sem pontuar. Na última rodada do Grupo B, os lusos medem forças com o Irã, na segunda-feira (25), em Saransk, às 15 horas (de Brasília). No mesmo dia e horário, os espanhóis terão pela frente o Marrocos, em Kaliningrado.
Com Lance!