A graça e a beleza da ginástica rítmica estão de volta. Neste fim de semana, a modalidade que marca o retorno das competições que integram os Jogos Oficiais do Paraná, através dos Jogos Escolares (JEPs), realizará de maneira on-line três competições paralelas envolvendo ginastas de diversas cidades do Estado. Além dos JEPs – 1ª e 2ª divisões (13 a 15 anos), serão disputadas etapas da Copa Paraná Individual Juvenil – nível II e Campeonato Paranaense Individual Juvenil e Pré-Infantil – nível I.
Em Marechal Cândido Rondon, o Ginásio Ney Braga será palco para apresentação das atletas Ana Clara Schaab e Julia Gomes de Paula, que competem neste sábado (31). Nas categorias com presença das atletas rondonenses (JEPs 2ª divisão e Copa Paraná Juvenil II), a previsão é que as demonstrações iniciem às 11h20, com transmissão ao vivo pelas páginas do Facebook e YouTube da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG).
“As meninas estão treinando bastante e esperamos que consigam fazer uma boa apresentação. Esse campeonato servirá também como uma base para o Paranaense, que acontecerá no final de agosto”, menciona a técnica da dupla rondonense, Vivian Yamamoto.
No início deste mês, a ginasta Maria Eduarda competiu, neste mesmo formato, na categoria Infantil – nível II (11 a 12 anos), terminando na 4ª colocação entre 22 participantes.
O projeto
Há três anos trabalhando à frente do projeto da Associação Rondonense de Ginástica Rítmica, que desde 2006 já atendeu milhares de crianças e adolescentes do município e hoje tem como presidente Adriana Machado Corrêa, a professora Vivian atualmente é responsável por ensinar a modalidade para cerca de 100 meninas rondonenses, que praticam a modalidade em média quatro vezes por semana no centro de treinamentos no Parque de Exposições. Ela tem como auxiliares duas ex-atletas que fizeram história na modalidade: Karine Walter, que chegou a integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica em 2018, e Caroline Kunzler. Ambas iniciaram suas carreiras em Marechal Rondon.
Segundo Vivian, ainda há vagas para inscrições de meninas a partir de cinco anos. Para inscrever suas filhas e obter mais informações sobre os treinamentos de GR, os pais podem entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Rondon, pelo telefone (45) 3284-1421.
A Associação Rondonense de Ginástica Rítmica conta com o apoio da prefeitura, através de convênio firmado com a Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), e tem como patrocinadores as empresas Sooro, Tryideas, Sicredi, Colégio Cristo Rei e Bracias Uniformes.

Professora Vivian Yamamoto com as ginastas Julia Gomes de Paula e Ana Clara Schaab (Foto: Divulgação/GR)
Gustavo da Cunha/O Presente