Uma das certezas do Gre-Nal deste domingo (21), às 18h30, na Arena, diz respeito ao momento de Grêmio e Inter no clássico. As equipes chegam em baixa e em momentos ruins, com sequências sem vitórias.
No Sul, costuma-se dizer que a Dupla Gre-Nal vive em uma gangorra. Enquanto um está bem, outro está mal. Mas desta vez, os dois vão para a sétima rodada do Brasileirão em situações complicadas na temporada e sem muita perspectiva de disputar títulos em 2023.
O Inter vive a realidade mais preocupante. Não à toa que o técnico Mano Menezes corre o risco de perder o cargo em caso de resultado adverso, o que não acontece no lado tricolor.
Os últimos quatro jogos do Colorado foram derrotas por 2 a 0. Somado o empate com o Nacional, pela Libertadores, a equipe acumula uma sequência de cinco partidas sem vitória.
Esses últimos resultados aliados à falta de desempenho colocaram o time em uma crise técnica, a ponto de tornar possível a queda de Mano após o clássico. O último resultado foi o que mais abalou.
Na quarta-feira, o Inter perdeu para um mexido América-MG pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. Além disso, Bustos e Alan Patrick foram expulsos e estão fora da partida de volta, o que deixa ainda mais difícil uma reversão.
Após a partida em Belo Horizonte, o treinador teve uma conversa com o presidente Alessandro Barcellos onde falou que entenderia alguma mudança. Depois, se reuniu com o elenco.
A permanência de Mano, ao menos até este domingo, ficou definida ali. A pressão por resultado é tanta que o clube terminou sua preparação para o Gre-Nal longe do CT Parque Gigante.
Os protestos por parte da torcida na chegada a Porto Alegre mostram o quão delicada é a situação. Na quinta, um grupo de torcedores recebeu os jogadores no Aeroporto Salgado Filho com cobranças e o ônibus do clube foi apedrejado. O zagueiro Nico Hernández e o preparador de goleiros Leonardo Martins foram atingidos por estilhaços, mas sem ferimentos graves.
Já o Grêmio não vive ameaça de mudança em casa de resultado negativo no clássico. Porém, comparado a ele mesmo, o time de Renato Portaluppi passa pelo pior momento na temporada.
Depois de conquistar o hexacampeonato gaúcho, a equipe começou a sofrer com lesões e uma queda de desempenho. O Tricolor já não vence há quatro jogos, com três empates e uma derrota, o maior jejum da atual passagem de Renato, iniciada em setembro de 2022.
Os resultados dentro de casa corroboram o mau momento. O Grêmio não consegue sair da Arena com uma vitória desde a final do Gauchão, dia 8 de abril, quando superou o Caxias por 1 a 0. Desde então, foram quatro empates, dois pelo Brasileirão, com Fortaleza, Bragantino, e dois pela Copa do Brasil, com Cruzeiro e ABC.
O Tricolor ganhou do Santos por 1 a 0 na estreia do Brasileiro como mandante. Porém, por conta de uma punição, o jogo foi disputado no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Para tentar reverter o mau momento na temporada, Renato pode promover mudanças na equipe. A tendência é que Vina deixe o time titular para a entrada de Everton Galdino. Para completar o grupo, o técnico chamou o jovem Nathan Ribeiro, atacante de 18 anos.
Grêmio e Inter se enfrentam na noite deste domingo, às 18h30. A partida acontece na Arena, pela sétima rodada do Brasileirão. O dono da casa está na 11ª colocação, com oito pontos. Logo atrás, em 12º e com um ponto a menos, está o Colorado.
Com Gloesporte