O diretor técnico da Fórmula 1, Pat Symonds, diz que a Ferrari provou que seu único foco é Sebastian Vettel vencer o campeonato de pilotos com a estratégia comprometida de Kimi Raikkonen na China.
Raikkonen permaneceu por sete voltas a mais do que Vettel antes de sua primeira parada e, consequentemente, caiu da P4 para a P6. Incidentes posteriores fizeram com que o finlandês terminasse em terceiro, enquanto Vettel doi apenas oitavo, mas o ex-chefe técnico da Benetton, Symonds, disse que tais táticas acabam atrapalhando a briga pelo título de construtores.
“Acho que eles precisam decidir como vão correr”, disse Symonds sobre a Ferrari. “O modo como usaram Raikkonen na China foi infeliz – deixando-o na pista por tanto tempo e tentando desacelerar outros carros. E, para ser honesto, não funcionou de fato”, mencionou.
“No momento em que seus rivais chegaram nele, seus pneus estavam acabados e eles poderiam facilmente ultrapassar, por isso não foi uma grande decisão estratégica. Eu não acho que é o caminho para obter um campeonato de construtores. Eles obviamente acham que o campeonato de pilotos é mais importante, e eles decidiram por isso”, expõe.
Symonds acredita que a Ferrari está em melhor forma em 2018 do que desde o início da era ‘V6 híbrida’. “Na pré-temporada, acho que esperávamos que a Ferrari estivesse perto da Mercedes, mas sentimos que a Mercedes tinha algo guardado”, acrescenta.
“Bem, as primeiras corridas não mostraram isso. A Ferrari teve um desempenho consistente. Eles têm um desempenho razoável de qualificação e um ritmo de corrida muito bom. Eles estão parecendo mais fortes como nunca estiveram por muitos anos e eu acho que eles têm todas as chances de uma temporada realmente boa”, finaliza.
Com agências