Fale com a gente

Esportes Fórmula 1

Ferrari revela causa de erro que provocou acidente com mecânico no Bahrein

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Ferrari revelou a causa do erro que fez com que Kimi Raikkonen recebesse a luz verde para deixar os boxes e acabasse atropelando o mecânico Francesco Ciagarini, no Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, disputado no domingo (08). De acordo com o chefe do time, Maurizio Arrivabene, o problema se deu em um sensor que determina se a roda foi ou não encaixada corretamente. Ao que tudo indica, a falha ocorreu na roda traseira esquerda, aquela que jamais saiu do carro para que uma nova fosse colocada em seu lugar.

De acordo com a revista Autosport, o sistema trabalha checando se a roda está presa e se a pistola foi usada por um determinado tempo. Neste caso, como o pneu jamais foi removido e a pistola foi usada em uma tentativa de realizar a troca, o sistema entendeu que a roda havia sido substituída, dando a luz verde para o finlandês seguir adiante e arrancar com o carro.

“A equipe ficou sentida que uma pessoa tenha se machucado. Então é do nosso interesse rever todo o procedimento. Temos um procedimento para que os pit stops sejam feitos da maneira mais segura possível durante as corridas. Neste caso, temos três fatores: controle humano (a equipe de pit stop), mecânico (a pistola pneumática) e um dispositivo eletrônico (que determina quando a roda foi encaixada)”, detalhou Arrivabene.

Apesar de não explicar como, Arrivabene disse que a Ferrari se certificará de que o mesmo tipo de incidente não ocorra novamente, enfatizando que “precisam, pois se importam com os membros do time mais do que qualquer outra coisa”. Ao que parece, haverá uma mudança no sensor para que reconheça se uma roda foi ou não substituída.

Com agências

Copyright © 2017 O Presente