O Flamengo é tri da América! Neste sábado (29), em Guayaquil, o time comandado por Dorival Júnior confirmou a incrível campanha na Copa Libertadores e, ao vencer o Athletico por 1 a 0, conquistou o troféu pela terceira vez – sendo o segundo título em quatro anos.
Emoções só nos minutos finais do 1º tempo
As defesas menos expostas e a intensidade na marcação fizeram os primeiros 40 minutos da final da Libertadores sem grandes emoções. O Athletico foi quem finalizou mais, com Vitinho e Alex Santana levando perigo ao gol de Santos antes dos 15. O Flamengo, com mais posse de bola, não conseguia criar ofensivamente, com pouca conexão entre as estrelas: Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabi e Pedro.
O cenário não parecia favorável ao time de Dorival Júnior, ainda mais com a saída de Filipe Luís, por lesão, logo aos 20 minutos, e atuação segura da defesa do Athletico. Mas, nos minutos finais, o jogo virou.
Pedro Henrique fazia um primeiro tempo perfeito até os 27 minutos, quando saiu da área e cometeu falta em Gabi: cartão amarelo para o camisa 34. Aos 44, em jogada do Flamengo que não prometia perigo, o zagueiro deu carrinho atrasado e atingiu Ayrton Lucas: expulsão no e Felipão preferiu esperar o intervalo para mexer, e foi tarde demais.
Nos acréscimos, Everton Ribeiro e Rodinei tabelaram e o camisa 7 cruzou da entrada da área. A bola viajou até a segunda trave, onde encontrou predestinado pé esquerdo de Gabigol: Flamengo 1 a 0!
Coroação de campanha invicta
Em 13 jogos da Libertadores, foram 12 vitórias e um empate. Assim, o triunfo sobre o Athletico, no Monumental, foi a coroação de uma campanha próxima da perfeição do Flamengo, apesar da mudança no comando técnico da equipe no meio da temporada.
Lancenet