O Presente
Esportes

Futuro do Judô é beneficiado pela Fundação Araucária

calendar_month 27 de novembro de 2020
2 min de leitura

Neste ano, o projeto Futuro do Judô, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), completa 23 anos de atendimento à comunidade de Marechal Cândido Rondon. Recentemente, o projeto foi aprovado pela Fundação Araucária no Programa de Extensão – Lutas, Artes Marciais, Esporte de Combate e Inclusão Social nas escolas do Paraná e será contemplado com R$ 111 mil.

O projeto oferece treinos gratuitos para estudantes de escolas estaduais, buscando oportunizar o judô como prática, não só de esporte e lazer, mas também de educação e cidadania para crianças em vulnerabilidade social.

Além disso, o esporte busca possibilitar a inclusão e socialização de pessoas com deficiência visual, psicose infantil, hiperatividade dentre outras, proporcionando a melhora do desempenho e o crescimento dentro da modalidade, promovendo, assim, a prática do judô como elemento de inclusão social.

Até o momento, o projeto formou 15 faixas pretas, sendo que todos atuaram como colaboradores no próprio projeto e a maioria, agora como profissional, está atuando como professor de judô em diversas cidades da região, destaca o coordenador Edilson Hobold. “A partir disto, é possível afirmar que o esporte vem se tornando essencial para a formação educacional, física e de caráter dos seus praticantes, especialmente quando se encontram em situação de vulnerabilidade. O alto rendimento é de longo prazo, mas alguns de nossos alunos já integraram a Seleção Brasileira de Judô”, frisa o responsável.

 

 

PROCESSO

Após a divulgação e orientação das direções, os colégios estaduais da cidade indicarão 160 alunos de ambos os sexos. Alunos remanescentes das turmas anteriores do projeto também poderão participar. A princípio, pretende-se montar seis turmas, distribuídas no período matutino e vespertino, com no máximo 30 alunos cada uma. Os treinos serão realizados duas vezes por semana e terão a duração de 60 minutos.

Em todos esses anos de realização, houve a contribuição efetiva para mais de três mil crianças, adolescentes e jovens que participaram do projeto.

 

 

O Presente com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.