O Presente
Esportes

Garotos são base para Grêmio e Inter e tentam roubar a cena com protagonismo no Gre-Nal

calendar_month 23 de maio de 2021
4 min de leitura

Tiago Nunes, 41 anos, e Miguel Ángel Ramírez, de 36, medem forças neste domingo (23), às 16h, na Arena, para decidir quem será o campeão gaúcho no segundo Gre-Nal da final do Gauchão. Dois técnicos jovens que têm nos garotos seus representantes da nova geração dentro de campo no clássico entre Grêmio e Inter pelo título do Campeonato Gaúcho.

E com protagonismo, diga-se. O Tricolor, por exemplo, venceu os dois Gre-Nais do ano com gols decisivos de meninos – Léo Chú e Ricardinho. O Colorado, por sua vez, encaminhou sua vaga na oitavas de final da Libertadores graças ao gol de Yuri Alberto na vitória por 1 a 0 sobre o Olimpia, no meio da semana.

Não é por acaso. Os garotos são base dos trabalhos dos dois treinadores e ocupam papéis essenciais nas duas equipes. Tanto que ambos só foram escolhidos para os cargos atuais porque têm predileção por usar e trabalhar com as categorias de base.

Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, o Grêmio joga por um empate para ser campeão. O Inter precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão e leva a decisão aos pênaltis com uma vitória por um gol.

Grêmio e Inter, aliás, abriram o Gauchão com os jovens em ação. O Colorado começou com o time sub-20, e o Tricolor teve o seu elenco de transição em campo para os primeiros compromissos. Os garotos agora têm chance de definir o que iniciaram.

Mas isso pode até não se refletir tanto nas escalações prováveis para o clássico. A média de idade da equipe titular do Grêmio deve ficar na casa de 28 anos, e a do Inter deve ser de 26,5 anos. Mas os jovens e atletas da base têm participado e decidido jogos para a dupla Gre-Nal.

De todos os 22 jogadores que iniciarão em campo, Ferreira é a maior prova disso. Revelado nas categorias de base do Grêmio, o atacante até demorou a ganhar espaço na equipe principal, freado por um imbróglio entre clube e seu empresário na renovação contratual.]
O camisa 11 voltou a atuar na temporada passada, como alternativa a Pepê. Mas bastou virar o “ano” para ele se tornar o principal jogador do Grêmio em 2021. Já são 10 gols e sete assistências.

O Tricolor tem outros exemplos de garotos que são pilares da equipe. É o caso de Brenno. O goleiro assumiu a posição e encerrou todas as contestações e inseguranças passadas por Paulo Victor e Vanderlei em 2020. Na defesa, Ruan assumiu a vaga enquanto Kannemann não retorna.

Neste domingo, Matheus Henrique deve ser o representante da base gremista no meio-campo. Mas Darlan e também Jean Pyerre são presenças frequentes a nível de titularidade na equipe.

E há quem saia do banco para decidir. Casos de Léo Chú e Ricardinho nos dois Gre-Nais da temporada. No duelo decisivo, o Grêmio terá também Léo Pereira entre os titulares, pela direita.

No Inter, os garotos decisivos e que ganham chances frequentes com Ramírez não têm necessariamente um vínculo com as categorias de base. Yuri Alberto é o principal exemplo disso.

Contratado do Santos no ano passado, o atacante virou titular com Abel Braga na reta final de 2020 e assumiu a artilharia da equipe sob o comando do treinador. Em 2021, ele até viu Thiago Galhardo assumir a titularidade. Mas segue decisivo: é o vice-artilheiro, com sete gols, e se candidata a ser titular neste domingo.

Mauricio e Palacios são outros dois garotos que chegaram já para o time profissional. O meia de 19 anos veio do Cruzeiro e virou titular com Ramírez, ora aberto pela esquerda, ora no meio-campo. Para este domingo, é dúvida por conta de uma pancada no tornozelo.

Palacios, por sua vez, foi o primeiro reforço anunciado pelo clube na temporada, contratado do Unión Española, do Chile. Mesmo em adaptação desde que chegou a Porto Alegre, o chileno de 20 anos assumiu a titularidade da equipe.

Com passagens pelas categorias de base do clube, Caio Vidal, Nonato e Praxedes são jogadores que têm ganhado minutos com Ramírez. O atacante parece ter retomado a titularidade como extrema pela esquerda.

Nonato iniciou o ano na reserva e foi titular no Gre-Nal passado — deve repetir esse cenário neste domingo. Praxedes fez o caminho inverso, mas segue como alternativa recorrente do técnico nas partidas.

Após a vitória por 2 a 1 no duelo de ida, o Grêmio joga por um empate para conquistar o tetra no Gauchão. O Inter precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão ou por um para levar a decisão aos pênaltis. A bola rola às 16h, com transmissão da RBS TV.

 

 

Com GloboEsporte.com

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.