Fale com a gente

Esportes Treinamentos

Ginastas rondonenses se preparam para competições on-line; final de evento do Chile ocorre no sábado

Publicado

em

Ana Clara Schaab, Luana Kunzler, Júlia Oliveira, Beatriz Lunkes, Júlia Lorenzatto, Júlia Gomes e Manuella Oliveira: treinos de 16 horas semanais visando disputas (Foto: Joni Lang/OP)

A pandemia do coronavírus provocou mudanças em todos os âmbitos, inclusive no setor esportivo, interferindo de maneira direta na rotina de atletas, principalmente com a paralisação de todas as atividades em março a fim de evitar a proliferação do vírus que causa a Covid-19.

Diante deste cenário, as modalidades precisaram se reinventar. A ginástica rítmica (GR) de Marechal Cândido Rondon, por exemplo, mudou o formato de treinos, que, ao invés de presenciais, passaram a ser on-line, com cada ginasta em sua casa.

Além de treinos on-line, elas agora também estão envolvidas em competições no mesmo formato, tanto que, neste fim de semana, participam de um campeonato chileno. Neste sábado (26), duas rondonenses disputam a fase final de um campeonato que envolve ginastas da Argentina, do Brasil, Chile, Venezuela, Malásia e outros países.

Segundo a instrutora Vivian Yamamoto, sete rondonenses competiram na fase inicial das categorias mirim até juvenil: Ana Clara Schaab, Luana Kunzler, Júlia Oliveira, Beatriz Lunkes, Júlia Lorenzatto, Júlia Gomes e Manuella Oliveira. “Manuella e Júlia Oliveira, das categorias pré-infantil intermediário e infantil iniciante, representam o município e o país hoje e domingo (27) na final no formato on-line”, expõe.

As duas e outras atletas também são acompanhadas pelas instrutoras Karine Walter e Caroline Kunzler. As finais acontecerão amanhã a partir das 19 horas e no domingo com início às 10 horas, tudo on-line e com apresentações de casa em espaço reduzido e com arbitragem ao vivo.

 

INCENTIVO

Conforme Vivian, outros eventos virtuais ocorrem como forma de estimular as meninas e melhorar a aprendizagem e a performance, mas não têm medalhas ou ranking.

Segundo ela, as instrutoras têm inovado bastante para sair da rotina nesses seis meses de treinos em casa. “É desafiador para as meninas porque os treinos são difíceis em um espaço reduzido e sozinhas. Todas treinam quatro vezes por semana com média de quatro horas por sessão”, menciona.

As instrutoras dizem que na segunda-feira (21) teve reunião da Federação Paranaense para tratar dos preparativos ao campeonato on-line previsto para novembro”, contam, emendando: “são ao menos quatro meses de treinos com as ginastas visando esses campeonatos”.

 

Instrutoras Karine Walter, Vivian Yamamoto e Caroline Kunzler: inovação para preparar as atletas em ano atípico (Foto: Joni Lang/OP)

EQUIPE

A Associação de Ginástica Rítmica de Marechal Rondon tem parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e AACC/Copagril. O projeto é patrocinado por: Colégio Cristo Rei, Paraná Uniformes, Sicredi, Sooro e Tryideas. Os polos de GR são no Colégio Cristo Rei e no módulo desportivo.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente