O Presente
Esportes

Grêmio x Palmeiras: saiba tudo sobre a final da Copa do Brasil

calendar_month 28 de fevereiro de 2021
5 min de leitura

Grêmio e Palmeiras iniciam a disputa pelo título da Copa do Brasil neste domingo (28). O jogo de ida está marcado para as 21h (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre. O duelo de volta ocorre no domingo que vem, às 18h, no Allianz. Acompanhe aqui em Tempo Real, com vídeos exclusivos de lances e gols.

Depois de encerrar o Brasileirão com derrota para o Bragantino, mas descansar os titulares, o Grêmio tem quase todo o elenco à disposição para a final. A necessidade do título da Copa do Brasil é ainda mais urgente pela sexta colocação na Série A, que não dá vaga direta à fase de grupos da Libertadores.

Depois de rodar o elenco e preservar os titulares da última rodada do Brasileirão, o Palmeiras deve ter força quase máxima para o primeiro jogo da decisão. Gabriel Menino se recuperou de uma entorse no tornozelo direito e está relacionado.

Transmissão: TV Globo para todo Brasil (com narração de Luis Roberto e comentários de Paulo Nunes e Roger Flores) e SporTV (narração de Luiz Carlos Jr. e comentários de Ricardinho e PVC).

 

Grêmio – técnico: Renato Portaluppi

As duas dúvidas no time na última semana eram no gol e na zaga. Mas o técnico Renato encaminhou o time titular com Paulo Victor e Paulo Miranda. Ambos ganharam as vagas de Vanderlei e Rodrigues, respectivamente. O esquema de três volantes, com Lucas Silva no lugar de Jean Pyerre, é considerado um plano B. Não deverá ser usado nesse jogo de ida, salvo alguma exceção.

Escalação provável do Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

Quem está fora: Geromel, Pinares, Luiz Fernando, Robinho, Leonardo e Michel.

Pendurados: Matheus Henrique e Thaciano.

Palmeiras – técnico: Abel Ferreira

Depois de usar as últimas rodadas do Brasileirão para testar variações, rodar o elenco e depois preservar os titulares, o Palmeiras terá quase que força máxima para a disputa das finais da Copa do Brasil. Recuperados de lesões, Zé Rafael, Wesley e Gabriel Veron são opções para Abel Ferreira. Quem tem chance de voltar ao time titular é o meio-campista Gabriel Menino.

Escalação provável do Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Rony e Luiz Adriano.

Quem está fora: Breno Lopes (não está inscrito na Copa do Brasil), Luan Silva (recuperação de cirurgia no joelho) e Patrick de Paula (Covid-19).

Pendurados: Lucas Lima.

  • Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Correia (RJ).
  • Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

 

História

Com pouco mais de 84 anos de história conjunta, Grêmio e Palmeiras vão disputar neste domingo o 100º jogo do clássico. A primeira partida da final da Copa do Brasil será em Porto Alegre, às 21h, e terá transmissão da Globo e do SporTV – clique aqui para seguir em Tempo Real no ge.

Será a primeira vez que tricolores e alviverdes disputarão um título. O primeiro duelo ocorreu no dia 12 de novembro de 1936, em amistoso disputado em Porto Alegre que terminou empatado por 1 a 1.

O retrospecto geral:

99 jogos
41 vitórias do Palmeiras
21 vitórias do Grêmio
37 empates
141 gols do Palmeiras
104 gols do Grêmio

Mais sobre a final:

Dez estádios diferentes receberam o clássico. O local que mais vezes sediou o confronto foi o Olímpico (41 jogos). Outros palcos de Grêmio x Palmeiras foram: Palestra Italia (20 jogos), Pacaembu (17 jogos), Arena do Grêmio (oito jogos), Morumbi (quatro jogos), Allianz Parque (três jogos), Baixada (dois jogos), Alfredo Jaconi (um jogo), Arena Barueri (um jogo), Canindé (um jogo) e Bento Freitas (um jogo).

Nos últimos anos, Grêmio e Palmeiras construíram sequência positiva na casa do adversário. O Verdão não perde em Porto Alegre desde 2016, e o Tricolor nunca foi derrotado no Allianz Parque.

Na Copa do Brasil, os rivais já se enfrentaram dez vezes, com números equilibrados: duas vitórias para cada lado e seis empates. No mata-mata, o Grêmio eliminou o rival três vezes (1993, 1995 e 2016), contra duas vezes do Palmeiras (1996 e 2012).

Na edição de 2020, as duas equipes avançaram até a decisão sem perder nenhum jogo. O time de Renato Portaluppi passou por Juventude (duas vitórias), Cuiabá (duas vitórias) e São Paulo (uma vitória e um empate).

O Verdão foi dirigido por Andrey Lopes na estreia do torneio antes de ter Abel Ferreira no banco. A campanha teve como adversários o Red Bull Bragantino (duas vitórias), o Ceará (uma vitória e um empate) e o América-MG (uma vitória e um empate).

O Grêmio tem cinco títulos de Copa do Brasil (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016). O Palmeiras venceu três vezes (1998, 2012 e 2015).

 

A campanha do Grêmio na Copa do Brasil 2020:

29/10/2020 – Grêmio 1 x 0 Juventude (oitavas)

5/11/2020 – Juventude 0 x 1 Grêmio (oitavas)

11/11/2020 – Cuiabá 1 x 2 Grêmio (quartas)

18/11/2020 – Grêmio 2 x 0 Cuiabá (quartas)

23/12/2020 – Grêmio 1 x 0 São Paulo (semifinal)

30/12/2020 – São Paulo 0 x 0 Grêmio (semifinal)

 

A campanha do Palmeiras na Copa do Brasil 2020:

29/10/2020 – Red Bull Bragantino 1 x 3 Palmeiras (oitavas)

5/11/2020 – Palmeiras 1 x 0 Red Bull Bragantino (oitavas)

11/11/2020 – Palmeiras 3 x 0 Ceará (quartas)

18/11/2020 – Ceará 2 x 2 Palmeiras (quartas)

23/12/2020 – Palmeiras 1 x 1 América-MG (semifinal)

30/12/2020 – América-MG 0 x 2 Palmeiras (semifinal)

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.